Procon quer o fim do merchandising em ‘Carrossel’ – acha q abusa das crianças

O novo sucesso da TV de Silvio Santos está na mira do Procon – o órgao quer o fim dos merchandisings na novelinha ‘Carrossel’, sucesso comercial e de audiência do SBT. Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, pretende afastar esse tipo de publicidade do folhetim infantil – “Abusa da deficiência de julgamento das crianças”, segundo Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP. A noticia é da Keila Jimenez na Folha para assinantes. Diz que levantamento do Alana concluiu que ficçao e publicidade se misturam demais na novela.

Em uma das cenas de “Carrossel”, a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se entao de um merchandising da Cacau Show.

Após 2 encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora nao aceitou retirar os merchandisings, que permeiam quase todos os capítulos do folhetim. O SBT, via assessoria, diz para Keila que ofereceu em contraproposta retirar só as açoes protagonizadas por crianças, o que também nao foi aceito. O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vao de uma multa (de no máximo R$ 6 milhoes) até uma açao judicial.

publicidade

publicidade