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Procter & Gamble vai acabar com até 100 de suas marcas – foco nas campeãs de venda
As grandes permanecem; as pequenas estao com os dias contados
A Procter & Gamble, gigante multinacional dos bens de consumo, anunciou que vai acabar com cerca de 90 a 100 de suas marcas, o que equivale a mais de metade das marcas que possui. Segundo a Adweek, o objetivo é focar nas outras 70 a 80 marcas, que sao suas principais e geram vendas anuais de mais de USD 100 milhoes e, em alguns casos, de até mais de USD 1 bilhao, como Tide, Crest e Pampers. “Menos será muito mais”, afirma A.G. Lafley, CEO da P&G – “Nós criaremos uma companhia de crescimento mais rápido e mais lucrativa, que será muito mais simples de operar”. Estima-se que esse processo de reestruturaçao leve em torno de 12 a 24 meses para ser finalizado. A Adweek observa ainda que o abandono de dezenas de marcas certamente terá um efeito cascata sobre as agências globais da P&G, incluindo Publicis, Leo Burnett, Saatchi & Saatchi e Grey. Em seu mais recente relatório anual, para o ano fiscal que terminou em 30 de junho de 2013, a empresa declarou ter investido mais de USD 9,7 bilhoes em publicidade em todo o mundo e faturado cerca de USD 80 bilhoes em vendas. O CFO da empresa, Jon Moeller, diz que a empresa vai continuar diminuindo os gastos em marketing ao mesmo tempo em que trabalha para buscar mídias digitais mais eficientes e melhorar o impacto de suas mensagens. Leia mais também no Ad Age.
ramiro
Muito se falou de “branding”.
mas sem modelo de negócios, não é nada…
lina menezes
Extinção de marcas é um desafio e tanto. Afinal para construí-las é um processo lento, gradual. Ainda que o investimento mais centrado seja + eficiente. Sucesso na empreitada.