Tweet |
Projeto na Camara qr TV fora das açoes da policia – vê ‘abuso da liberdade de radiodifusao’
Programas policialescos e sensacionalistas podem perder espaço na TV. Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que pretende impedir que emissoras de televisao participem de forma invasiva de açoes policiais, mesmo tratando-se de gravaçoes jornalísticas. Noticia da Keila Jimenez na Folha hoje para assinantes. O projeto refere “interferir em açao de autoridade policial, dificultando sua realizaçao, mediante divulgaçao ao vivo de comunicaçao com suspeito, acusado ou praticante de ato ilícito”.
A proposta surgiu a partir da ampla cobertura televisiva do sequestro e da morte de Eloá Cristina Pimentel, assassinada pelo ex-namorado durante tentativa de resgate da polícia, em 2008, em Santo André, na Grande Sao Paulo. Na ocasiao, enquanto mantinha Eloá em cárcere privado, seu ex-namorado, Lindemberg Alves, chegou a falar pelo telefone, ao vivo, com Sônia Abrao, apresentadora da RedeTV. Se aprovado, o projeto definirá, entre as penalidades, a suspensao do sinal da emissora infratora e a cassaçao da concessao.
luciano
Achei que uma destas ONG de direitos humanos ia pedir isso… é comum ver cenas assim:
CENA 1: polícia aborda o sujeito que é acusado de participar em sequestro em sua residência.
CENA 2: o suspeito nega.
Corte.
CENA 3: o suspeito sai da casa algemado, dizendo para o repórter que era o motorista da quadrilha. E sua orelha parece uma couve flor de tão inchada…
FIM
Não que ache que mereçam tratamento especial, pois sequestrador não merece nem o ar que respira, mas mostrar isso na tv, em documentário semanal 190, estava meio estranho.