Tweet |
Protestos contra a Globo no Rio e em SP têm baixa adesao, diz Terra
Foto Daniel Ramalho – Terra
Os protestos convocados por meio das redes sociais contra a Rede Globo nesta 4a feira tiveram baixa adesao no Rio de Janeiro e em Sao Paulo. Na capital fluminense, a manifestaçao reuniu cerca de 50 pessoas nesta noite. Theofilo Rodrigues, um dos organizadores, disse que o protesto nao era contra a emissora – “É pelo que ela simboliza como monopólio de veículos de comunicaçao” disse – e falou ainda sobre suposta sonegaçao fiscal da empresa.
No Rio, na verdade, o movimento marcou encontro para as 17:00, que só começou às 18:00. A jornalista Claudia Abreu, da Frente Ampla pela Liberdade de Expressao e Direito de Comunicaçao, abriu o evento pedindo que todos respeitassem o direito dos jornalistas cobrirem os eventos com liberdade. Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a Globo e pediram que o Ministério Público investigue as contas da emissora. Cerca de 30 policiais se posicionaram na porta – mas o protesto foi pacífico.
Mesmo com a convocaçao, o protesto nao aconteceu em SP – “Estava marcado para as 18:00 em frente à sede da TV e até as 18:40 nao havia nenhuma movimentaçao nas duas portarias da emissora, na zona sul da capital paulista” – informa o Terra. Até esse horário, apenas 2 viaturas da Polícia Militar e 6 motos da corporaçao tinham sido encaminhadas ao local “por precauçao”. Em frente às portarias, proteçoes de metal foram colocadas para evitar depredaçao. Além disso, seguranças da própria Rede Globo se posicionaram no estacionamento da emissora para conter possíveis danos em caso de manifestaçao.
Julio Hungria
Ainda nao tive oportunidade de comentar isso por aqui mas é absolutamente inócua a defesa de portarias de predios visados por protestos levantando barreiras de metal – que sao até mesmo usadas como arma para quebrar vidros (vide as arruaças dissidentes na porta da Prefeitura de Sao Paulo nos 1ºs dias). Aqui ao lado da redaçao carioca do Blue Bus, o Shopping Leblon, templo de consumo da zona sul do Rio, teve ideia melhor – Ergueu na frente da sua entrada envidraçada que se espraia por toda uma esquina tapumes fortes de madeira pintados de branco, resistentes e discretos escudos.
Francisco
Pois é Julio, essa pouca vontade de se manifestar contra a Globo deixa claro que o gigante ainda continua tirando uma bela soneca.