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Publicidade integrada é desafio para jornais brasileiros – preocupaçoes no Congresso da ANJ
Por Bruna Cortez e Moacir Drska na ediçao 709 do Observatorio da Imprensa – de ontem – “A produçao de conteúdo digital e a definiçao de modelos de negócio sustentáveis no meio online nao sao mais os únicos desafios das empresas de mídia. Com a maior influência do consumo de informaçoes na internet e em dispositivos móveis, uma das principais dificuldades dos departamentos comerciais dessas companhias passa a ser a venda de publicidade que integre tanto o meio online quanto o impresso”.
“É uma questao de mudança cultural nas agências de publicidade e nas empresas anunciantes”, diz Marcelo Benez, diretor de publicidade do grupo Folha, durante apresentaçao no 9º Congresso da Associaçao Nacional de Jornais (ANJ), nesta 2a e 3a em Sao Paulo.
Segue a materia – “A existência de agências de publicidade que desenvolvem campanhas apenas para o meio online e de outras que trabalham somente com o formato impresso é um dos fatores que dificulta a venda de campanhas publicitárias integradas”, de acordo com Benez – “Mesmo quando o anunciante contrata uma única agência, na maioria dos casos há departamentos distintos para os meios online e off-line”, reclama o executivo. Benez disse que “as vendas de campanhas que integram os dois serviços vêm ganhando força nos últimos 4 anos”. Mas percebe que “o uso de campanhas publicitárias integradas” só é comum “em ocasioes pontuais”.
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