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Publicitário br acusa agência de copiar comercial que ele criou para o Corsa na Europa
O brasileiro Rod Henriques, que trabalha na Alemanha há alguns anos, acusa a Publicis Brasil de copiar 1 comercial que ele e outro brasileiro criaram para o Corsa na Europa no final de 2011. Diz que ficou “abismado” quando tomou conhecimento da nova campanha da agência para a GM e notou as semelhanças entre os 2 comerciais – “Isso pegou muito mal para a imagem da publicidade do Brasil aqui na Alemanha”, diz Rod em email ao Blue Bus. Segundo ele, a Scholz & Friends, agência em que trabalha, pedirá retrataçao junto a Publicis. Veja o filme ‘Celebration’ acima, compare com o comercial br ‘Vida nova nas ruas‘ logo abaixo e diga se cabe ou nao a queixa do Rod.
Veja também – ‘Publicis solicita correçao – quem atende a Chevrolet é a Salles Chemistri, outra agencia da rede‘
Marcos
Será que vem mais uma discussão entre plágio x referência?!
Maycon
Putz é igual ! O.O
Marcello
Tem que saber se no contrato deles nao há uma clausula de uso de qualquer criacao em outros paises sem aviso prévio, já que todos fazem parte do mesmo grupo. pode ser que a agencia nao tenha lido as letras miudas.
Mário
Tudo bem, mas mesmo assim ele esta sendo pago para criar algo novo, isto vai cair bem mal para a marca em questão.
leoramires
vishhhh
Gustavo
Podia até ser referencia, mas usaram até os mesmos takes…
Lula
Quero ver o que a Salles vai dizer agora… Cade a nossa criatividade e originalidade????
Tiago Veloso
O cara se “inspirou” e deu uma melhoradinha…
Matheus Mattos
Concordo plenamente! O filme tá melhor e vejo como referência e não cópia.
dadado
Eu só sei que ficou muito ruim essa “versão brasileira”. Podiam ter chamado o Herbert Richards!
Edison Marzo
É muito difícil ter ideias originais quando não se trabalha com o diferencial. Aliás, a propaganda tá abarrotada de ideias “parecidas” por pura falta do que se dizer de proprietário, de diferente.
RicoJr
Cópia descarada. E não só na ideia da Fumaça como até mesmo na escolha das cenas. Impossível eles não terem visto o filme.
Fernando Fernandes
Sacanagem gente! isso so faz sujar o nome do mercado brasileiro uma vergonha! Assim como em todo lugar, existem o lado sujo das coisas! Lamentável!
Bianca
Não sei direito como funciona com o contrato, mas bem que podiam ter falado sobre a “referência”.. receber crédito total pela criação é tenso.
Lula Cordeiro
Se isso for referência eu nao sei mais o que seria plágio.
C.R.
O problema não é usar a mesma ideia, o problema é tomar crédito. Isso é sujeira.
andre galiza
Lamentável. Não tem nem como argumentar que é uma referência. É simplesmente igual, idéia e estética.
Tanaka
Ué, mas não é praticamente a mesma empresa / grupo? Não seria uma questão de manter a mesma linguagem no mundo inteiro? Falam muito em carros globais, a marca tem que ser global tb, não? Achei que esse Rod Henriques deveria é ficar orgulhoso de curtirem a ideia dele e reaproveitarem a linguagem no Brasil tb, agora se não pediram autorização e ele quer uma graninha por isso que o “legal” resolva.
C.R.
Desde quando alguém “ganha uma graninha” com alguma criação?
Como mostrar isso pra alguém e explicar q um veio antes do outro e não o contrário, se eles disseram que criaram isso do nada? Esse é o problema.
Quantas vezes ja vimos “tal agencia adaptou o filme tal”? Isso é ok, é bacana, motivo pra ficar orgulhoso. Se creditar por criar algo que não criou, isso é sujo.
Bia
Poderiam facilitar aqui no blog e colocar o comercial nacional heim! ;P
Jacqueline Lafloufa
Oi Bia! Vamos embedar abaixo da nota! ;) bjs!
Pedro
Cópia descarada. Se fosse adaptação de conceito, os caras tinham que, no mínimo, creditar os donos da ideia original e não usar o filme copiado pra divulgar o time que fez isso. Muito feio.
Marmota
O mais legal é que o Brasil quando copia ainda coloca música brega e a uma celebridade, sensacional! ahahah
Tanaka, eu concordo que talvez o cliente deve ter pedido pra fazer igual, mas sacanagem os caras sairem por aí divulgando como criadores né? Sinceramente nenhum dos filmes é genial, mas com certeza depois de ver o brasileiro vc começa a achar o alemão muitooooo melhor! :)
Mateus
Nossa…todo mundo quer copiar os caras, olha só, até Capeonato de drift tá copiando a ideia deles. Pára vai, fumacinha colorida não é novidade e nem ideia deles.
http://www.youtube.com/watch?v=-Vp-Phhiv4g&feature=fvwrel
Carlos Alberto
Pra acusar de cópia tem que ter prova. Fora isso, é coincidência.
Tem um site que fala só disso. Me desculpem mas ideias parecidas nascem todo dia. Tem gente mordidinha a toa pq essa fumaça colorida não foi usada a primeira vez nesse comercial de Opel. Já muita coisa com esse recurso.
http://www.joelapompe.net
Carlos Alberto
Só pra complementar meu comentário:
http://www.youtube.com/watch?v=iPMDFaMKNag&feature=related
Mainho
Vergonhoso. Em muitos casos pode haver um linha muito ténue entre inspiração e cópia, ou até briefing similar mas mas este tem demasias “coincidências”
shame
Lula Cordeiro
Na publicidade tudo é coincidência. Pessoal pelo amor de Deus o filme tem alguns takes que são iguais a o outro. Posso ate acreditar em adaptação em coincidência não!
Bruno
Pessoal, isso é sério. Não vejo apenas a utilização do mesmo recurso, como muitos estão dizendo acima, mas também do mesmo roteiro, praticamente. Cenas idênticas podem ser vistas no segundo filme. É coincidência demais. Demais. Lamentável.
Marmota
Claro que os caras não foram os primeiros a usar “fumacinha”…como disse, nenhum dos filmes é genial. A diferença é que o internacional tá mto mais bem dirigido, sem gente famosa, música melhor E foi feito primeiro. É um filme dia a dia bonito, nada mais.
O do Brasil inegavelmente tem cenas idênticas, locações parecidas, só colocaram a Fernanda Lima e uma música de boy bobo pra vender mais por aqui. E sim, é impossivel ou mta falta de know how que o time brasileiro, cuidando da mesma conta não ter conhecimento do filme igualzinho alemão.
Acho que o ponto não é se eles são geniais e inventaram a fumacinha, é se o Brasil só adaptou o filme gringo e quis aparecer no mercado por isso. Mas nenhum dos dois vai levar leão. No máximo o brazuca leva um “chupão”!
Leo Vissotto
Tá na cara que foi cópia. O pior é que é o mesmo cliente, Opel e Chevrolet são a mesma coisa.
Acredito que a agência brasileira e seus profissionais deveriam se pronunciar, dizer se foi uma solicitação do cliente ou seja lá o que foi que aconteceu para o filme ser igual.
De qualquer forma a campanha deveria ser retirada do ar ou então mandem o cheque do pagamento da criação para a agência que realmente criou.
Carol
Brasil fazendo propaganda made in Paraguai!!!
Copia muito mal feita.
A fumaça já pode ter sido utilizada, mas o alemão ta muito bem dirigido. Parabéns equipe alemã pelo delivery bem feito. Que vergonha brasucas, pela copia descarada e fajuta.
Paulo
Eu já conhecia a versão da Opel quando veiculou. Quando vi a versão nacional pensei que fosse um acordo entre as montadoras já que ambas são da GM. Pensei, putz, a “tradução” da idéia ficou mal. Pra mim é tão clara a cópia que achei que se tratava de uma adaptação. Boa parte, se não toda, é culpa do cliente. Se sabiam, por terem pedido pra fazer igual. Se não sabiam, por não saberem o que está acontecendo nas demais praças.
Nelson
Não acho culpa do cliente. Cliente não quer saber de Blue Bus, CCSP, Meio & Mensagem…. tirar crédito nesses sites que foi o X da questão
Angelo
Meu! Só mudaram a musica…kkkk caras de pau.
Marco Carvalho
Antigamente se fazia isso, e ninguém nem percebia. Pegavam direto dos anuários e archives da vida, faziam igual e não estavam nem aí. Hoje a coisa mudou – tem que ser realmente criativo. Isso é ótimo, sobram os bons. Até que vem um sem noção, pega um filme alemão, pra europa toda, dirigido pelo Paul Hunter e acha que vai sair tranquilo.
Vamos se ligar galera, monstro, referência…. não faz igual não.
Fabricio Kicha
Constrangedor.
Felipe
A diferença básica é que a execução do comercial da Opel é muito melhor.
gabi
é igual!!! podiam também ter copiado a trilha, pq a da “versão brasileira” é deprimente.
Ricardo Jaime
Você ter uma ideia sua copiada de forma descarada é simplesmente revoltante. Infelizmente acontece bastante. Já vi várias ilustrações minhas copiadas e reproduzidas sem autorização. E posso dizer que, quando vejo isso, me sinto como se tivesse sido roubado e ainda esfregam na minha cara.
Rod é um dos caras mais criativos que conheço e sei muito bem como se sente.
adriano borges
Só um detalhe…
O conceito de cores em movimento, seja com tintas, bolas, fumaça e etc…. já foi usado pela Sony em sua serie Bravia de comerciais.
Nelson
“O conceito de cores em movimento”. Mais específico, impossível. Filho, vê os comerciais, as cenas/takes são iguais. Nem tem como contra-argumentar
adriano borges
eu concordo com o plágio…
só disse que isto já foi usado, PAI
Luiz
Vou fazer uso de uma metáfora que foi proferida aqui ao discutirmos o evento: o original alemão é como o carnaval do Rio. A versão brasileira é como o carnaval de São Paulo.
Flavio B
Copia mal feita!
bn
é só propaganda minha gente…
Fred
Pra que discutir mediocridade? Que tal criar conceitos de verdade? Brincadeira.
Rafael Funchal
Adiantando a desculpa que darão: “Tivemos a mesma referência.”
LPG
Acho que o comercial só ressalta o aspecto bastante negativo da poluição gerada pelos carros. Aquela cena final da cidade toda enfumaçada é muito forte, não me parece de alguém que queira vender um carro, parece de um publicitário do WWF infiltrado mandando mensagens subliminares “Parem de comprar carros! Parem de fabricar carros!”.
Nelson
Cliente, é você?
RED
Que poluição mais colorida.
Marmota
E digo mais, duvido essa notícia aparecer no CCSP e etc… afinal o cara reclamando é só um criativo internacional, a Laís e o CCSP não vão querer deixar gente graúda da Publicis chateada né? Afinal nosso mercado é um bando de gente querendo aparecer por besteira na mídia, copiando filme dos outros e pagando de artista e intelectual..aff, que vergonha!
Leandro
fala serio, nao achei identico nao e o brasileiro ficou mais legal. Como se o filme alemao fosse mesmo muito original…coisa mais manjada impossivel
Marmota
Sério? Hahahaha. Você deve ser da Publicis, cliente ou um criativo bem meia boca pra não ver como um é mais bem dirigido e o outro ficou com cara de varejão/vamos meter uma músiquinha e gente famosa.
Bruno Andrade
Cara, parecido. Quer dizer muito parecido mesmo
Fernando
vergonha…
Por mais que o cliente seja o mesmo e a agência tenha o direito de fazer a campanha, teria a obrigação de citar os originais. Aliás, qual é a necessidade de refazer um comercial e ainda por cima bem pior? Vale tudo pra aumentar o faturamento da agência? E ainda por cima sair mandando press releases como criacao original? Como diria o Boris…
I-S-S-O–É–U-M-A–V-E-R-G-O-N-H-A.
Nelson
“A mesma praça, o mesmo banco
As mesmas flores, o mesmo jardim
Tudo é igual, mas estou triste”
Rafaela Mesquita
Se a moda pega, logo em breve vai ter filme com um macaco tocando bateria para os Chocolates Garoto no break do Jornal Nacional. E isso vai ser considerado so referência porque o macaco vai tocar Restart no lugar do Phil Collins!
Iana
Acho que não vem ao caso contestar a “qualidade” do filme e sim o fato de existir um plágio e não uma referência.
Se fosse para “manter uma linguagem” não teria sido aberta uma discussão.
Mas tomar posse de uma idéia que não é sua…pega bem mal!!!
O filme original rolou em 9 países.
mandras
na real todo carro faz essas fumacinhas, mas eh uma fumaça preta que agente fica respirando
Patricia
Desnecessário usar algo tão parecido e ainda chamar de coincidência na cara de pau !!! Se o cliente pediu, entra em contato, troca uma idéia e não fica enrolando.
Rodrigo
Musiquinha…gente famosa…
Esse tipo de desdém que faz esse mercado ser uma bosta. A música é um baita de um hit mundial, passa uma sensação de celebração muito maior que o filme original “Celebration” e a Fernanda Lima é uma das personalidades gaúchas com mais credibilidade pra representar a mulher gaúcha segundo pesquisas.
Chega de pejoração pq “é pop”, e principalmente CHEGA DE PLÁGIOS.
Isso é crime e deve ser punido.
Marmota
O mais legal foi que o único comentário da Publicis foi “não fui eu, foi a Salles”. ahahahhahaha. Como se a Salles não ficasse la dentro e os mesmos caras tomassem conta de tudo!