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Público infantil é bom negócio, olha como TVs e anunciantes nao querem perder
Nao é só a publicidade; as crianças precisam aprender a se defender
“Cada vez mais escassa nas emissoras abertas, a programaçao infantil pode acabar sumindo também na TV paga. É com essa posiçao, para alguns um tanto radical, que representantes de emissoras e entidades ligadas ao mercado anunciante defendem a nao aprovaçao do projeto de lei que restringe a publicidade voltada às crianças em TVs abertas e por assinatura”. Nota hoje na Keila Jimenez na Foha para assinantes® mostra o tamanho das reaçoes ao polêmico projeto de lei 702/11, que proíbe qualquer tipo de publicidade infantil nos canais pagos e abertos, das 07:00 às 22:00. Os lobistas estao acesos.
A discussao ganhou uma acalorada audiência pública na Câmara, na 3a feira, promovida pela Comissao de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – “Enquanto os favoráveis ao projeto defendiam que as crianças sao muito vulneráveis ao consumo e devem ser protegidas, a turma contrária chamou o projeto de lei de censura (!) Representantes de canais abertos e da TV paga alegaram que a proposta vai banir as crianças da TV, pois as emissoras apostam em atraçoes que sejam sustentadas por publicidade” – conta Keila – e anota – “Vale citar que os canais de maior audiência na TV paga sao os infantis. A audiência pública passou longe de consenso. O projeto deve ser votado na Câmara ainda neste semestre”.
Fabio Garcia
Banir as crianças da TV? Mas que coisa boa!!!
Finalmente elas terão mais tempo para estudar e praticar algum esporte.
J.C.Cardoso
Regular (ou banir) o uso da TV pelas crianças cabe aos pais e não ao Estado.
Paula
Devemos preparar as nossas crianças para serem filtros e não esponjas. A Publicidade não é a culpada pelos hábitos das crianças, muito menos por elas não terem tempo para estudar ou praticar esporte. Vejo muitos pais que, sem tempo para ficar com as crianças, as deixam largadas na frente da TV. Acredito que as propagandas com mensagens positivas sejam a maioria, mas reconheço que todas tem a função de persuadir. Com relação às influências negativas, os pais não tem como bani-las.Podem banir a propaganda, mas não vão banir as amizades ruins que aparecem na adolescência, ou o namorado que não julgam o ideal… ou vão? Vão criar pessoas sem direito algum de escolha? Tenho uma ideia melhor: EDUCAR!
Julio Hungria
Perfeito, Paula, isso se faz em outras sociedades – dar para as crianças instrumentos para que possam lidar com a força persuasiva e até mesmo manipuladora da publicidade. Meramente proibir nao resolve, nao forma. Tira o sofá da sala.
M.
Concordo com você!
Rafael Carvalho da Costa
Concordo com você, plenamente, Amém!!!!!!!
J.C.Cardoso
Amigo. Trata-se de um produto de venda livre e do direito a informação. Se a criança está consumista isso é culpa unicamente dos PAIS. Simples.
Jakeline Augusto Pinheiro
Poderia ser direcionado outros comerciais a crianças que não incentivassem o consumo de produtos altamente processados e o excesso de roupas e calçados. Os comerciais poderiam ser sobre livros de pintar, literatura infantil, gibis, passeios culturais e ao ar livre para que se tornem adultos mais conscientes e não alienados.