Qto tempo 1 mercado tao regulado como o br vai resistir às transformaçoes

Empresas de TI se armam para conquistar compra de mídia

Criteo, uma das maiores empresas de retargeting de publicidade do mundo, anunciou ontem seu pedido para um IPO, tornando públicos alguns números interessantes sobre o mercado de automaçao de publicidade. A receita da empresa francesa passou de 65 milhoes de euros (e 832 clientes) em 2010, para 194 milhoes de Euros (e 4.199 clientes) somente no 1o semestre deste ano. Segundo o documento, os sistemas de automaçao e ad-placement da empresa geraram cerca de USD 6,5 bilhoes em vendas para seus clientes de comércio eletrônico.

O crescimento de empresas como a Criteo vai transformar a maneira como os anunciantes utilizam dados para tomar suas decisoes de investimento e produçao de conteúdo, impactando profundamente os veículos e as agências. Segundo afirmou Bonin Bough, vice-presidente global de mídia da Mondelez (Kraft) durante o seminário O Futuro do Marketing, os sistemas programáticos de monitoramento dos consumidores e compra e venda de mídia em tempo real serao cada vez mais importantes para que a marcas se mantenham relevantes diante do aumento do consumo da mídia de forma nao-linear e das interaçoes sociais através de plataformas digitais.

Veículos e agências estao se preparando para este novo cenário, mas ainda é difícil avaliar seu impacto sobre a estrutura organizacional e a estratégia destas empresas. A Interpublic acredita que seus clientes estarao investindo cerca de metade das suas verbas de comunicaçao através destes sistemas no final de 2016, incluíndo as compras de rádio e TV. Será interessante ver por quanto tempo um mercado tao regulado como o brasileiro vai resistir a estas transformaçoes…

publicidade

publicidade