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Quanto menor, mais cheio, mais percepçao de sucesso – o efeito manada
Eu sempre tento entender porque em todas as feiras têm uma barraca de pastel com fila e outra nao, porque uma loja de ferragens que fica ao lado de outras tantas que oferecem os mesmos produtos está mais cheia do que as concorrentes, porque as pessoas param em uma barraquinha de beira de estrada e nao em qualquer outra que têm os mesmos produtos típicos de uma regiao. Ainda nao tenho uma resposta, mas o efeito mimetizante pode dar alguma pista. Humanos adoram copiar outros humanos.
No caso de restaurantes, a sensaçao de estar cheio é essencial para o negócio. Quase ninguém gosta de entrar em um lugar vazio, com muitos garçons que parecem estar esperando por você e aquele aspecto de abandono. As hamburguerias de Sao Paulo, seja pelo valor do metro quadrado, seja pela crise que aumenta a procura por pratos mais em conta, estao cada vez menores e cheias.
Para fazer o modelo funcionar tudo precisa ser enxuto: os cardápios, os equipamentos, a equipe e as embalagens. Tudo isto faz os preços caírem e também criam uma proximidade bacana com os clientes. Vale a pena experimentar as muitas pequenas hamburguerias da cidade. Entre um sanduíche e uma batata sigo refletindo sobre os mistérios do efeito manada em outras categorias, marcas e ocasioes de consumo.
Giordano Rocha
Existem estudos que falam sobre esse fenômeno, chamado de “COMPORTAMENTO DE BANDO” OU “MANADA”…
No livro “Fisiologia do Consumo” (esqueci o nome do autor), ele aborda muito bem teorias que explicam esse comportamento, que decorre de um instinto de sobrevivência – é algo biológico – a manada da sua espécie, dentro dela, as chances para o erro é menor, e a existência do mesmo é diluída entre os integrantes.