Quem disse que arte e ciência nao combinam e nao podem ter o mesmo valor?

Minha filha mais velha acabou de passar no vestibular e foi super bem em humanas e nem tanto assim nas exatas. Ela, como eu, odeia física e matemática. E, também como eu, se sentiu desvalorizada algumas vezes pelo seu maior interesse e habilidade nessas coisas “supérfluas” como a arte, a música, a dança, o teatro. Eu acho que já superei meu trauma e consegui me reconciliar com a física e a matemática porque entendi que essas disciplinas vao muito além do que é preciso ser estudado para o vestibular. Apesar do meu idioma nativo nao ser a álgebra, consigo entender a proximidade entre números e escalas musicais e ver criatividade, sensibilidade e imaginaçao em muitos cientistas.

Esta oposiçao entre arte e ciência é antiga, ultrapassada e vem sendo estudada por muita gente. O tempo do ‘penso, logo existo’ já vem sendo confrontado pela importância do ‘sinto, logo existo’ e eu, de verdade, acredito que estamos caminhando para um equilíbrio. A divisao entre razao e emoçao proposta nos séculos 18 e 19 é a grande responsável por este antagonismo, mas acho que foi na Revoluçao Industrial que se passou a dar mais valor ao que é exato, pode ser medido, avaliado. E aí, até hoje, parece que as ciências da humanidade sao vistas como algo menor. Ainda bem que nas últimas décadas a chamada Indústria Criativa – arte, design, moda, música – está aí pra provar o sucesso, também financeiro, do povo que é mais orientado pelo outro hemisfério do cérebro!

Li outro dia que o principal processo da ciência é o da explicaçao e o da arte é a descriçao e que muitos cientistas e artistas têm feito trabalhos colaborativos para ampliar suas visoes de mundo e misturar processos. Um deles é lindo e vale este post – Primitive Streak, de duas irmãs, uma bióloga (cientista) e outra designer (artista) que criaram uma coleçao de moda para retratar os primeiros mil anos de vida. A exposiçao mudou a vida da Helen e Kate Storey, já esteve em muitas cidades e se transformou num projeto que está gerando muitos outros :)  Vale conferir clicando aqui.

foto no lounge.obviousmag

publicidade

publicidade