Redes sociais alteram pouco a audiência, mas elevam o engajamento #youPIX Rio

Na foto, pela ordem, Debora Serra, Risoletta, Juliana Sawaia e Jacqueline

O debate #OiOiOi, de curadoria do Blue Bus aqui no youPIX Rio, trouxe esta noite para o hub ‘Cordei Kd Hub’ o assunto da audiência de internet e o fenômeno da 2a tela. Juliana Sawaia, do Ibope, desfilou alguns números bastante surpreendentes – diz que o elevado buzz de novelas como Avenida Brasil, que emplacou a hashtag #oioioi, nao chega a alterar os números da audiência tradicional, “mas certamente eleva o engajamento dos espectadores”. Ou seja, a audiência em si é alterada de forma quase insignificante, ainda que mais pessoas tenham sido impactadas pela sua transmissao, através de interaçoes em outras mídiaso.

Deborah Serra, da AG2 Publicis, ressaltou também a importância da narrativa transmídia nas novelas brasileiras – lembrou que o recente sucesso das ‘empreguetes’ se deveu, entre outros fatores, a uma bem sucedida açao que fez com que produtos lançados no mundo da ficçao dramaturgica fossem reproduzidos também no mundo real – videoclipes e livros foram efetivamente lançados pela emissora, criando uma empatia ainda maior com as personagens.

Risoletta Miranda, diretora executiva da FSB, Leao de RP em Cannes em 2011, acredita ainda no poder de ‘tirar da caixa’ os modelos de funcionamento das açoes – making ofs e bastidores nunca foram tao bem vistos, pois o público parece ansiar por criar uma relaçao com o que ele vê, de entender qual é o procedimento e nao apenas consumir o que é entregue pela publicidade.

É um consenso, contudo, que o fenônemo da 2a tela ainda engatinha em termos de influência importante nos números de audiência. Mesmo que tenha aumentado em porcentagens elevadíssimas nos últimos anos – Na verdade, cerca de 40% dos que interagem com a programaçao televisiva o fazem apenas para acompanhar conteúdos ao invés de produzi-los.

Resta acompanhar para ver o que as grandes emissoras vao fazer para tentar absorver (aproveitar) melhor essa audiência internética, tao potencial consumidora, potencial consumidora das novelas e outros programas das redes de TV. Por enquanto, vemos apenas uma ‘ressaca moral’ de produçoes como ‘Salve Jorge’, que amarga na posiçao de sequência da badaladíssima ‘Avenida Brasil’ ;) – será que dá para repetir tamanho sucesso de buzz wébico com outros personagens que nao Carminha e Nina?

Na foto abaixo, Debora Serra, Jacqueline, Risoletta e Juliana, no debate – fotos clicadas por usuarios do Blue Bus

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