Redes sociais – Uma nova forma de monopólio – do Observatorio da Imprensa

por Gustavo Romano, reproduzido da seçao Tendências/Debates da Folha, data original 1/8.

Um monopólio nao é determinado pela essencialidade do produto monopolizado, mas pela ausência de alternativa viável. A Microsoft, por exemplo, foi multada pela Comissao Europeia em meio bilhao de euros em 2004 por formaçao de monopólio nao porque seus produtos eram essenciais, mas porque dominavam o mercado.

Tradicionalmente, monopólios surgem por imposiçao legal, restriçao de acesso a matéria-prima, propriedade intelectual, ou processo de fabricaçao. O Facebook nao é essencial, mas é um novo modelo monopolístico, criado pelo somatório de nossas escolhas individuais. Se a maior parte da comunicaçao social online de massa ocorre por meio de sua plataforma, nao há opçao exceto utilizá-la. Como um buraco negro, criada a massa crítica, torna-se impossível escapar.

Possíveis alternativas, como Google+, nao sao verdadeiras alternativas. Uma plataforma de comunicaçao só é útil se os interlocutores podem ser atingidos por ela. Daí o Facebook ter assumido condiçao análoga à de um monopólio. E daí surgirem problemas inerentes.

Nao perca o texto completo use este link. Leia de hoje de manha O Facebook confunde segurança c/ privacidade – sobre conexao via HTTPS

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