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Relacionamento e confiabilidade, caminhos para os jornais | Marcelo Coutinho
Trabalho de conclusao de curso apresentado esta manhã na FGV de Sao Paulo mostra o desafio para os jornais brasileiros na transiçao para a publicidade digital, com um encolhimento de quase 20% do faturamento em termos reais nos últimos 10 anos, segundo dados do projeto Intermeios. A autora, Mariana Lindenberg de Azevedo, destaca que a situaçao nao é tao dramática quanto nos EUA, onde no mesmo período esta reduçao foi de 50%, mas que o crescimento no investimento publicitário em geral está sendo capturado pelas empresas de distribuiçao, e nao produçao, de conteúdo. No mesmo período o faturamento publicitário do Google passou de 3,1 bilhoes para 59 bilhoes de dólares, enquanto o do Facebook saiu de zero para 11,4 bilhoes de dólares.
Além do levantamento quantitativo, o trabalho traz entrevistas com dirigentes da ANJ, IAB, ABERT e Google, todos apontando para a necessidade de se rediscutir o modelo de produçao e apropriaçao de valor do investimento publicitário. Especificamente no caso dos jornais, eles precisam aproveitar a maior credibilidade que ainda possuem em relaçao aos portais puramente digitais (geralmente ligados a empresas de telecomunicaçoes) para desenvolver uma venda mais segmentada e customizada, através do aperfeiçoamento das suas plataformas tecnológicas. Relacionamento, e nao somente alcance, pode ser o único caminho para escapar da irrelevância do ponto de vista da distribuiçao da verba dos anunciantes.
Mateus Campos
Sugestão para globo, folhasp, Estadão e veja segmentar com filiados do PSDB/DEM, e Federações de industrias diga-se grandes grupos econômicos, pois a maioria de seu jornalismo atende quase praticamente estes grupos.