Respeito + quem tem VP de Design do que 1 VP de Marketing – Philip Kotler

Na semana passada, o guru do marketing, Mr. Philip Kotler, estava no palco da HSM, com seus 83 anos, falando sobre a evoluçao e o futuro desta disciplina no mundo. Super atento aos movimentos das empresas, ao comportamento dos consumidores, aos desafios de um mundo hiperconectado e aos orçamentos mais apertados, ele perguntou para a platéia se o CMO deveria estar mais próximo do CEO ou da área de vendas.

A maioria respondeu que hoje o CMO e, por consequência, o marketing das empresas, ainda está mais ligado ao departamento de vendas do que do CEO, que tem a visao mais macro e estratégica das corporaçoes. Mas todos concordaram que isto precisa evoluir. O Marketing deve estar cada vez mais próximo da estratégia de negócios e ser um grande articulador de áreas, metas e disciplinas. E é nesta habilidade que o design se destaca.

O pensamento de design thinking para as grandes empresas, assim como de Lean Startup para os negócios em construçao, é cada vez mais importante para as marcas que querem inovar e se manter relevantes na vida das pessoas. Ouvir do papa do marketing que o design é muito importante para os desafios de hoje é um sinal de que o marketing precisa se reinventar para se manter relevante.

publicidade

publicidade