Retrato falado – tambem 1 retrato da dinâmica das redes sociais

Nao poderia deixar passar em branco a ultima investida da Dove sobre a real beleza. Deu no Blue Bus na 2a feira. Depois, 1 estrategista postou num grupo fechado de branding. 1 cliente, que hoje está fora do Brasil e trabalha para uma das marcas mais valiosas do mundo, também colocou no Facebook, num grupo de profissionais. Homens que trabalham com marcas.

Ao longo do dia, mulheres de todas as idades foram colocando nas redes sociais e fazendo comentários. De gente na casa dos 60 até minha filha de 18, vi muitas delas visivelmente emocionadas. Algumas vao usar a mensagem de forma pessoal: conversar com as amigas, levar para a terapia. Outras já estao levantando bandeiras quase feministas – olhem como uma marca nos ajuda a ser menos cruéis e exigentes com nós mesmas, vamos evoluir nossa autoiamgem, fugir de estereótipos. Quase todas estavam, mesmo que disfarçadamente, com lágrimas nos olhos.

Nao é de hoje que esta marca vem trabalhando de forma adequada nas redes sociais. Sem querer ser mais uma a viralizar sua campanha quero aproveitar este espaço para trazer algumas reflexoes para o mundo das marcas. Ter uma causa que consegue falar com um público amplo e se reinventar sobre um tema relevante – autoestima feminina, beleza sem estereótipos – ajuda a construir marca. Construir relaçoes que vao além de compra e venda, é criar sua própria audiência e ter feedbacks preciosos, sem intermediaçao. Entender a dinâmica de cada meio de comunicaçao e que, na rede, o mais importante é criar contextos para as pessoas dialogarem é se manter relevante. Eu gostei muito. E vcs?

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