Sao contra o FdE e a Mídia Ninja, mas o alvo da reaçao é a onda de protestos por mudanças

Por Luciano Martins Costa na 6a feira no Observatorio integra

Uma pequena nota publicada pela Folha de S. Paulo nesta 6a feira reflete mais intensamente o impacto provocado pelo fenômeno da Mídia Ninja do que as centenas de páginas já produzidas por intelectuais de várias grandezas, jornalistas e curiosos, em jornais, revistas e nas redes sociais digitais.

O texto em questao informa que o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB paulista, apresentou pedido de informaçoes aos ministérios da Fazenda, Cultura e de Minas e Energia: ele quer saber se a Petrobras, o Banco do Brasil e entidades de apoio à cultura repassaram alguma verba para o coletivo de midiativistas que se notabilizou ao transmitir as manifestaçoes que paralisam algumas das grandes cidades brasileiras desde junho.

A motivaçao do senador é explícita: “A Mídia Ninja faz críticas à mídia tradicional, por isso quero saber de onde vêm os recursos dessa agência de notícias informal”, afirmou, segundo a Folha. Ou seja, ele se apresenta em defesa da imprensa que lhe dá o palanque (…..)

O aspecto mais interessante das manifestaçoes de rua é o fato de se dirigirem às instituiçoes de fora para dentro. Elas resultam do distanciamento criado pelas próprias instituiçoes em relaçao à sociedade: o Estado, cujo controle as forças políticas institucionalizadas disputam, à revelia da sociedade, se afastou das ruas, fechando-se em seu próprio circo, de onde a mídia tradicional transmite os espetáculos deprimentes de magistrados em duelos de egos e de parlamentares disputando o butim do Tesouro.

A Mídia Ninja nao demonstra interesse por esse campo específico, a nao ser como objeto de protestos a serem filmados e publicizados, assim como ao coletivo Fora do Eixo nao interessa o que Hollywood vai colocar nas telas do cinema. A iniciativa do senador tem o propósito de mergulhar os 2 movimentos no lamaçal em que se transformou a política institucional (…..)

O senador acha que o coletivo de midiativistas é um braço da militância petista financiado pelo governo federal. O ex-guerrilheiro Gabeira (no Estadao) compara a Mídia Ninja às hordas de jovens violentos que levaram a efeito a “revoluçao cultural proletária” de Mao Tsé-Tung na China, em 1966, e diz que eles representam “o retorno à barbárie” (…..)

Ainda que o foco tenha se desviado para desqualificar o Fora do Eixo e a Mídia Ninja, o alvo da reaçao é a onda de protestos que exige mudanças na política institucional. Os artigos que tentam demonizar a Mídia Ninja nao caíram nas redaçoes por acidente.

publicidade

publicidade