Tweet |
Se vamos regular a midia + cedo ou + tarde – veja logo o modelo da Dinamarca
Por Paulo Nogueira no Diario do Centro do Mundo
A mídia britânica, nos últimos 60 anos, tem sido auto-regulada, como a brasileira. O escândalo do News of the World – que chocou a opiniao pública depois que se soube que o tabloide de Murdoch invadira a caixa postal de uma garota de 13 anos sequestrada e morta – mostrou os limites da auto-regulaçao. Para usar uma palavra, a auto-regulaçao fracassou miseravelmente na Inglaterra.
Os ingleses entraram em 2014 dando os toques finais num novo sistema de monitoramento da mídia. O ponto principal é que a auto-regulaçao será substituída por um modelo em que o órgão fiscalizador é independente das empresas jornalísticas. E também — vital — dos partidos políticos e do governo.
O Brasil, cedo ou tarde, e quanto mais cedo melhor, vai ter que enfrentar a mesma realidade: a falência da auto-regulaçao na mídia e, consequentemente, a necessidade de dar um passo adiante. O maior obstáculo reside nas grandes empresas de jornalismo, que por obtusidade ou má fé, ou uma mistura de ambas as coisas, rechaçam discussao preliminarmente sob o argumento, aspas, de que se trata de “censura” para a “imprensa livre”.
A nao ser que consideremos a mídia acima da sociedade, o Brasil nao poderá ficar acorrentado eternamente a uma auto-regulaçao que, como na Inglaterra, é nociva ao interesse público.
Os candidatos à presidência parecem estar querendo fingir que o problema nao existe, para evitar problemas com as famílias que controlam a imprensa brasileira num ano eleitoral. Mas o problema existe, e nao é certo que o interesse de milhoes de brasileiros fique subordinado ao de 4 ou 5 famílias.
Há um modelo bom no qual se espelhar, e nao estou falando da Lei de Meios da Argentina, que já nasce no seio de uma guerra entre o governo Kirchner e o Clarín. É melhor olhar para a Dinamarca do que para a Argentina. Os ingleses fizeram isso… – siga lendo no Diario do Centro do Mundo
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário