Seja curioso, faminto e tolo – a palestra de 1 astrofísico no #SXSW

Tudo sobre sxsw patrocinio Santander, o banco do Blue Bus

O 2o keynote do SXSW foi tao bom, mas tao bom, que deram pra ele quase 20 minutos de ‘lambuja’ – o que, na terra do Tio Sam, é raro (pra dizer o mínimo).

Dr Neil deGrasse Tyson – um astrofísico mais do que pop – arrancou gargalhadas da platéia ao falar de educaçao, inovaçao, exploraçao espacial e ‘cosmic perspective’ – o tempo todo entremeando a conversa com curiosidades e comentários ácidos que fizeram o twitter bombar.

Ele começou falando da importância de mudarmos o jeito de educar as crianças – as encorajando a explorar, questionar e a aprender fazendo (qualquer semelhança com a última palestra de ontem nao é mera coincidência), porque “a ciência, afinal, é uma criança que nao cresceu”.

Dando sequencia, falou sobre a importância da inovaçao – e de colocar o foco na soluçao dos grandes problemas da humanidade ao invés de pensar no último smartphone apenas – e defendeu o programa espacial como uma plataforma pra isso – antes de tudo, para que nao viremos piada num museu alienígena (“ei, olhem aqui os humaninhos que a gente jantou com farofa porque eles nao tinham um programa espacial”), mas também pelo ‘halo effect’ que as invençoes feitas para este tipo de iniciativa têm na vida das pessoas.

Por fim, sugeriu uma mudança de perspectiva – para a “perspectiva cósmica”, pela qual somos todos irmaos e conectados, e deveríamos usar nossa inteligência (que aliás, ele relativiza) em favor de descobrir de onde viemos, onde estamos e pra onde vamos.

Resumindo: stay curious, stay hungry & stay foolish.

Juliana Nascimento é diretora de Grupo de Contas na AlmapBBDO e Blue Bus Fellow

publicidade

publicidade