Semana da Mobilidade Urbana, o que os paulistanos sofrem, o que eles querem

Está em andamento desde ontem a Semana da Mobilidade Urbana – que pretende oferecer nestes dias uma oportunidade de discussao e reflexao para que as cidades brasileiras avaliem que fatores podem ser aperfeiçoados para que os moradores se desloquem de maneira mais sustentável e saudável.

Entre os diversos itens propostos, o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no próximo sábado – e o lançamento da pesquisa sobre Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa Sao Paulo, em parceria com o Ibope – especialmente para a capital SP. Este relatório traz informaçoes sobre a percepçao dos paulistanos em relaçao ao trânsito na cidade. A pesquisa ouviu mais de 800 moradores e obviamente 80% dos participantes consideram o trânsito ‘ruim’ ou ‘péssimo’. O que fazer?

A pesquisa identificou a regiao sul de Sao Paulo como a que tem piores resultados e onde os congestionamentos imobilizam os moradores numa media de quase 3 horas/dia.

O cenário é dado como caótico – e a pesquisa procura sugestoes como o ‘pedágio urbano’, presente em grandes metrópoles mundiais, que poderia ser uma alternativa para reduzir o uso de automóveis de passeio mas foi rejeitado por mais de 80% dos entrevistados. A proposta que teve maior aprovaçao foi a expansao cicloviária, com a construçao de novas vias, apoiada por 88% dos participantes.

publicidade

publicidade