Tweet |
Sindicato dos Jornalistas RJ se manifesta sobre editoriais de Sherazade no SBT
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Comissao de Ética da entidade se manifestaram “radicalmente contra a grave violaçao de direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros representada pelas declaraçoes da âncora Rachel Sherazade durante o Jornal do SBT”.
Diz a nota – “O desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista, mas destacamos a violência simbólica dos recentes comentários por ela proferidos no programa de 04/02 qdo violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência quando afirmou achar que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”.
O Sindicato e a Comissao de Ética do Rio de Janeiro solicitam à Federaçao Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que investigue e identifique as responsabilidades neste e em outros casos de violaçao dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusao no nosso país (…..) siga lendo integra do texto
Tirinhas da Vida
A verdade é que muitos brasileiros honestos pensam realmente em “fazer justiça com as próprias mãos”, só não declaram publicamente. Também é fato que muitos “defensores dos direitos humanos dos bandidos” pensam o mesmo quando sofrem um assalto praticado por algum “anjinho menor de idade” que eles “tanto adoram”, mas adoram só enquanto a pimenta arde no dos outros. A hipocrisia é a maior praga deste desgraçado país.
Diego Bastos Ramos
O sobrenome correto dela é Sheherazade.
fcosta
Compreensível – adj.m. e adj.f. Que se consegue compreender; passível de compreensão; fácil ou acessível. Que pode ser percebido; inteligível (Etm. do latim: comprehensibilis) Em momento algum a jornalista Rachel Sherazade fere o código de ética dos jornalistas brasileiros ou os direitos humanos. O termo compreensível não tem esse poder todo. Parece que o sindicato está mais preocupado com a posição política e ideológica da jornalista do que com a boa prática do jornalismo.
J.C.Cardoso
Exato, F Costa. Vou usar seus argumentos num debate que está rolando no Facebook. Abomino o que fizeram com o rapaz, mas não posso concordar com a punição à jornalista e/ou à emissora. Até porque liberdade de expressão (que vai além da liberdade de imprensa) é um dos princípios básicos do Código de Ética ou ainda da Declaração dos Direitos Humanos.
Giuseppe
Gozado, só ela!!!
E as papagaiadas da Globo ficam de fora.
Mas que Ética é esta que só aparece quando dá repercussão?
Ética é 24 horas por dia
Socorro Alberto Dines!!!
Bota ordem nesta bagunça, apelidada de “Jornalismo”
Você é um dos raros que tem bom senso!
Giuseppe
Parabéns FCOSTA!
De pleno acordo!
marcelo antelo
O nome é antigo, mas é isso mesmo: patrulha!