Tweet |
SIP elege Argentina e Equador como alvos principais em reuniao sobre ‘Liberdade’
“A sessao da Comissao de Liberdade de Imprensa e Informaçao na Assembleia Geral da SIP – Sociedade Interamericana de Imprensa, que se realiza em Sao Paulo, dedicou maior tempo para apresentar açoes dos governos Kirchner e Correa que, na visao da organizaçao, representam ‘amplos atentados à liberdade de imprensa’…” – Reportado por Carta Maior na sua ediçao da semana integra aqui. Ao longo do dia foram apresentados os informes da maior parte dos países membros. Além de Argentina e Equador, a presidência da Comissao também considerou “extremamente preocupantes” (!) os casos da Venezuela, Bolívia e Cuba.
À tarde, quando se perguntavam por que a sociedade latino-americana “nao reage” e “nao está preocupada, como a SIP está, com a defesa da liberdade de imprensa no continente”, um jornalista do Paraguai deu uma sugestao que merece consideraçao ;) – “A SIP deveria fazer uma pesquisa sobre o que pensa a populaçao e se o que a sociedade entende como liberdade de expressao é o mesmo que nós, da SIP, entendemos”.
O evento que começou na 6a feira segue ate amanha.
Francisco
Faltou a SIP comentar o caso do jornalista da Folha que foi expulso do país pelas ameaças do Coronel Telhada, um vereador do partido que eles, digamos, possuem mais afinidades ideológicas.