Tweet |
Sites com domínio blog.br foram deletados do Facebook – Do blog do Thomas Conti
Grande irmao
Ontem, dia 1º de agosto, por volta das 15:15, o Facebook simplesmente apagou todos os seus registros de tudo relacionado a sites que contenham “.blog.br” em seus links. Nao apenas isso, mas é impossível postar qualquer coisa que contenha “blog.br” no meio do texto, mesmo que sequer seja um link, dificultando a divulgaçao do ocorrido. Tente você mesmo, escreva qualquer coisa e coloque um “blog.br” no meio do post e tente publicar. Eis a mensagem que as pessoas recebem caso tentem.
A situaçao é alarmante por vários motivos. Ninguém foi avisado com antecedência e nao houve nenhum pronunciamento formal do Facebook sobre essa decisao. Todos os domínios passaram a ser acusados como URLs maliciosos, e isso ocorre mesmo se você tenta compartilhar utilizando encurtadores de URL para retirar o .blog.br do texto. Ou seja, mais de 8000 sites pessoais brasileiros simplesmente perderam a sua principal ferramenta de distribuiçao de conteúdo.
Nao apenas isso, como a medida foi retroativa. TODOS os curtir e compartilhar de todos os sites com essa extensao – incluindo o meu blog – foram varridos do mapa. Diversos posts meus com mais de 200 curtir e compartilhar (e um com quase 3000) agora aparentam nunca terem sido vistos na rede e nao podem mais ser curtidos nem compartilhados. A situaçao é ainda mais trágica para páginas de divulgaçao dentro do próprio Facebook que porventura tinham o demonizado “.blog.br” em seus nomes: foram deletadas. Quem tenta entrar nessas páginas é simplesmente redirecionado para a página do seu perfil no Facebook sem nenhum aviso.
Embora exista esse rumor de que será uma política permanente do Facebook, ninguém sabe ao certo o que será dos domínios .blog.br. Agora o que devemos fazer é relatar ao Facebook quantas vezes for necessário que a medida foi injusta – mesmo que problemas possam ter ocorrido com algum site que usa esse domínio, nao faz sentido punir a todos, que na maior parte sao blogs pessoais.
Fora isso, peço às pessoas que tem domínio .blog.br para enviar um email ao suporte técnico do registro.br alertando-os para o problema para que quem sabe eles possam conversar com o Facebook em termos mais amigáveis do que nós, atropelados pela rede social. Dado que o domínio .blog.br era um nome como qualquer outro e não tinha qualquer diferença qualitativa para sites com o usual .com.br, essa medida do Facebook força todos que utilizam o blog.br a trocarem o nome dos seus sites – e o registro custa dinheiro. Temos que compartilhar e denunciar isso o máximo possível para que a informaçao chegue até os grandes portais de notícias e o face volte atrás na decisao.
Simplesmente lamentável a açao do Facebook. Revela de um lado o imenso poder que a rede social tem de controlar tudo o que ocorre e já ocorreu caso queira fazê-lo. De outro, revela o seu imenso atraso tecnológico em relaçao ao Google: banir todo um domínio demonstra a falta de algoritmos inteligentes capazes de identificar e bloquear apenas o site que estivesse fazendo spam na rede.
Estou apreensivamente no aguardo de mais informaçoes sobre esse assunto e espero que tudo se resolva. Até lá, nada deste blog pode ser compartilhado no face. Estarei usando o meu Twitter para divulgar posts e informaçoes; acompanhe @_ThomasConti.
Atualizado as 13:00 pelo autor do texto no Twitter – Facebook está aos poucos re-estabelecendo sites com domínio .blog.br que havia deletado e banido desde ontem.
ramiro
Poxa vida!
Ainda não entenderam que o FB tem atitude Broad?
quanto mais dependente do FB, maior será a desilusão com ferramenta…
Roberto Locatelli
Facebook é uma empresa de direita, mais que o Google e o Twitter. Esse incidente apenas nos lembra que estamos usando uma ferramenta que não gosta de conteúdos sociais, não gosta de debates. Facebook é autoritário.
ramiro
Roberto Locatelli pegou “ESPÍRITO DO FACEBOOK”.
é isso aí!
1) RESTRINGIRAM O ALCANCE ORGÂNICO;
2) DESTRUIRAM DOMINIOS BR;
O recado está dado NÃO é orgânico e não tem espirito rede.
Comando e controle são seus interesses de ~BUSINESS MODEL~
(estou fora não tenho FB. Busquem por mim lá : eu não existo. Sou uma alma penada!!!!)
Ronaldo Caparroz Garcia
Está mais do que na hora de o Brasil e os países que formam o Mercosul, terem sua próprias ferramentas de internet. Não podemos ficar reféns dessas empresas que fazem o que querem com informações obtidas pelo mundo.
Ricardo Mendes Junior
O FB voltou atrás no dia seguinte – o post poderia ter uma atualização (como fizeram vários blogs do blog.br). Mas continuo concordando com todas as opiniões do comentários. Existe um projeto colaborativo de rede social sem proprietário que precisa de apoio para alavancar: http://friendica.com/
Fernando
Pois é isso ainda continua por la tive problemas com diversos dominios e sub dominios no facebook ha coisa de anos atras os caras simplesmente censuram de todas maneiras e não estão muito preocupados com o que vc acha. Quer uma coisa totalmente antidemocratica e ironicamente nada social (afinal sai adicionando todo mundo e ve o que te acontece) se chama facebook. Estou usando o friendica http://www.friendica.com e recomendo a todos uma rede social livre de verdade para variar.