Snowden acionou, sem saber, a máquina do tempo – o Janio de Freitas, hoje

A inteligência russa decidiu trocar os computadores por maquinas de escrever, melancolico e reverso sinal dos tempos – noticiario de uma semana atras :(

Janio de Freitas escreve na Folha – “Edward Snowden acionou, sem saber, a máquina do tempo – Suas revelaçoes de que o poder americano pode espionar, e espiona, toda a comunicaçao no planeta relança a parcela mais lúcida do mundo nas percepçoes dos anos imediatamente sucessivos a 1945” quando, apos a bomba atomica que calou a 2a Guerra Mundial, “Einstein, Oppenheimer e muitos outros cientistas expressaram a angústia universal em documentos de grandeza extraordinária contra os riscos a que a superarma e a simples vontade do superpoder sujeitavam a humanidade”.

Anota que a “reaçao fugidia, quase pusilânime, dos governantes de países europeus espionados (quanto ao aviao de Morales) tem um motivo comum a todos”. Defende – “Nao se trata mais de engolir o indigerível em nome da defesa dos ideais democráticos e cristaos do Ocidente. A falácia ficou soterrada sob os escombros do Muro de Berlim. O motivo é a impotência para defender-se do estupro (…..)”.

E por aí vai – nao deixe de ler a integra hoje na Folha para assinantes®

publicidade

publicidade