Sobre a palestra do Assange no #SXSW – nós vivemos na Matrix?

Tudo sobre sxsw patrocinio Santander, o banco do Blue Bus

Esta era uma das palestras para as quais eu tinha maior expectativa por aqui – e Julian Assange correspondeu à altura.

Apesar do som ruim e de algumas dificuldades técnicas que atrapalharam um pouco a videoconferência, Assange teve oportunidade de expressar sua opiniao sobre diversos tópicos: privacidade, ativismo vs jornalismo, a politizaçao da internet – e o mais importante, na minha opiniao: o fim da separaçao clara entre o bem e o mal.

Como alguém que acompanhou um pouco da guerra fria enquanto crescia, eu tinha a impressao de que o maniqueísmo ainda era aplicável aos dias de hoje (ao menos em parte). Depois de ouvir Assange (que é, em parte um herói e em parte um irresponsável em potencial), parei pra (re) pensar. Nas palavras dele: “we are living in an illusion, in which the true nature of power becomes obscured by a fog”. Estaríamos todos vivendo na Matrix?

Além desta provocaçao, Assange discutiu privacidade – falando como Facebook e Google estao “transferindo riqueza aos que já sao poderosos” – e provocou a platéia trazendo a tensao entre privacidade/segredo e transparência/abertura à tona ao falar de pessoas e governos sob diferentes perspectivas.

Pra terminar, deixo um comentário dele que poderia ter sido extraído de um livro do George Orwell – “o balanço de poder agora se divide entre os que observam e os que sao observados”.

Juliana Nascimento é diretora de Grupo de Contas na AlmapBBDO e Blue Bus Fellow

publicidade

publicidade