Sorria, vc está sendo vigiado – o Grande Irmao está em todo lugar (Marion Strecker)

Marion Strecker na Folha de S Paulo na 2a feira; reproduzido pelo Observatorio da Imprensa.

A substituiçao do homem pela máquina segue em ritmo acelerado. Sao máquinas que atendem o telefone de muitas empresas (…..) O que é certo é que elimina empregos de atendentes ao mesmo tempo em que gera empregos técnicos. Produz as adoradas estatísticas, que regem o mundo corporativo, sejam sensatas ou nao.

Hoje ouvimos uma frase onipresente – “Para sua segurança esta ligaçao poderá ser gravada”. É uma versao rústica de outra mensagem frequente nos EUA – “Para controle de qualidade do nosso atendimento esta ligaçao poderá ser monitorada”.

Por que gravam nossas ligaçoes? De que segurança estao falando? Estao querendo nos proteger ou proteger a eles mesmos? Se é para nos proteger, por que nao facilitam o nosso acesso a tais gravaçoes?

Nas últimas semanas, um colégio tradicional paulistano instalou câmeras dentro de salas de aula. Nao, nao eram berçários dos quais pais aflitos, desconfiados ou culpados vigiam bebês e profissionais à distância. Era uma escola de elite que num só dia suspendeu 107 alunos do ensino médio que resolveram protestar quando descobriram as câmeras.

Segue o texto leia integra.

publicidade

publicidade