Sucessos editoriais movimentam milhoes – qual será a próxima franquia?

Nao li os tais 100 tons que transformaram a inglesa E.L. James em milionária. Ainda nao sei se quero ler, mas de uma coisa tenho certeza – os ingleses sao bons na arte de criar sucessos editoriais, franquias de livros e filmes. Agatha Christie, considerada a Rainha do Crime, vendeu bilhoes de livros e foi traduzida em 45 línguas. Antes dela, Ian Fleming, jornalista, criou o icônico espiao 007, que também vendeu muitos livros e já está indo para o seu 50º aniversário no cinema.

Mais recentementemente, J. K. Rowling, novelista, criou os incríveis personagens de Harry Potter e, na minha opiniao, reaproximou o público infantil e adolescente da literatura, além de ter inspirado ótimos filmes. Agora, os 50 tons de cinza e os outros 50, mais escuros, parecem ser a bola da vez. Já li artigos sobre a chamada “pornografia para donas de casa” em vários veículos e as apostas sobre o elenco do filme começaram.

Ainda é cedo pra dizer se os bruxinhos de Hogwarts, apesar de terem se transformado até em parque de diversoes, serao ícones de vida longa como Bond, James Bond. Ou se, daqui a alguns anos, as mulheres ainda estarao comentando sobre Anastasia e Christian. O fato é que estas franquias sao marcas que movimentam o imaginário de geraçoes e uma imensa quantidade de dinheiro em merchandising, produtos, serviços e açoes de co-branding. Vale estudar como cases de sucesso.

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