Tweet |
Suposto perfil falso criado p/ interagir na pág da Marisa no Facebook causa indignaçao
Laís Cançao chamou a atençao pelo excesso de interaçao na página da Marisa no Facebook, e um pouco de investigaçao cibernética depois, muita gente afirmava internet afora que o perfil era falso, supostamente criado pela agência Almap BBDO para ajudar a movimentar discussoes na página ‘Vou de Marisa’.
Quem acusa o perfil de ser falso ressalta que a imagem usada para identificar Laís pode ser encontrada no Google Imagens e destaca que algumas das postagens de Laís receberam likes muito suspeitos, de funcionários da Almap, veja na imagem.
O post que desencadeou a suposta ‘descoberta’ do perfil fake, que divulgava uma nova iniciativa da Marisa de ‘abrir espaço’ para uma conversa sobre assuntos femininos, já tem mais de 1,986 comentários (!) – os 1os contam com a participaçao de Laís Cançao, e a maioria dos restantes mostra críticas ao marketing recente da Marisa, acusado de ser machista e preconceituoso.
Em um site de petiçoes online, uma campanha clama pela ‘transformaçao’ de Laís Cançao em garota propaganda da marca – “Acreditamos que ela é a modelo plus size perfeita para ser a nova garota propaganda desta fase inovadora à qual a empresa se propôs”, provoca o abaixo-assinado online, que ressalta ~nao acreditar~ que o perfil seja fake, já que uma agência de tanto renome [no caso, a Almap] nao utilizaria uma técnica tao antiética para obter um falso apoio.
Questionada por Blue Bus, a Almap BBDO ressalta a intençao da marca de gerar engajamento das consumidoras, abrindo um “espaço na página do Facebook para ouvir sobre os assuntos que fazem parte do universo feminino” com o objetivo de “entender que existem diferentes opinioes, conhece-las e respeitá-las”. A agência, que gere a conta da Marisa, também esclarece que todos os comentários estao sendo acompanhados e todas as conversas passam por moderaçao, e que nem a Marisa nem a AlmapBBDO utilizam outro perfil, respeitando assim as regras do Facebook.
Henrique Pinheiro
Mas ela curte Roberto Carlos e Leonardo… Não pode ser fake! :p
Não que a repressão à este tipo de engodo esteja errada e, no meu entendimento, é relevante e necessária, mas o que me intriga é que enquanto a patrulha sobre ações na Internet é vigilante e ativa, nada se fala do conhecido jabá em programas de rádio e televisão.
Por que? Só por ser prática “milenar”?
Saiu aí um vídeo do Caio Blat falando à uma platéia de jovens atores sobre as dificuldades de se lançar e promover um filme no Brasil, coisa que não se faz sem que a entrevista no Jô ao custo de R$1 milhão tenha ares de “o último grande acontecimento da cultura brasileira”, mas ficou só no burburinho cibernético.
Não é a mesma coisa?
marcelo antelo
Fake? Claro que não, até porque se tá na internet é verdade!
Agora, mesma coisa não é não!
É, e aos poucos o gado vai se reconhecendo como tal e descobrindo que em rede social a manipulação das marcas sobre os incautos e distraídos por meio de personas é só a ponta do iceberg! E assim que assistimos à orkutização e ao início da erosão do Facebook enquanto ecosistema social!
Sobre o jabá no rádio e TV eu concordo com o Henrique numa coisa: é uma vergonha!!!!
Sempre fui contra, principalmente quando não recebia! Mas tem uma coisa: apesar de ilegal e imoral o jabá, pelo menos pros que o recebem, é extremamente lucrativo!
cecilia
Leia (o texto fica abaixo da imagem na página do Face) a história toda da SUPER pisada na bola de marketing (e caráter) da @voudemarisa => https://www.facebook.com/photo.php?fbid=526562007371254&set=a.483165815044207.122313.482936895067099&type=1
Connie
Lembrando que na maioria dos comentários de Laís Canção, havia apenas “likes” de funcionários da agência… De início, as únicas duas páginas que Laís curtia eram da Volks e da Gol, coincidentemente clientes da AlmapBBDO, sendo que a Volks já teve propagandas acusadas de machismo saindo da mesma agência… oh well.
Sally
e que nem a Marisa nem a AlmapBBDO utilizam outro perfil, respeitando assim as regras do Facebook.
Será mesmo? Esse vídeo diz exatamente o contrário:
http://youtu.be/GxXb_rQgMig
Na descrição dele foi colocado o passo-a-passo necessário.
Juliana
E eles criaram outro fake https://www.facebook.com/fausto.oliveira.9699
Tanto defende a marisa quanto a AXe.
Triste :/