Surpresa – moda e acessórios já é o 3o segmento em volume de vendas na internet br

O e-bit anunciou hoje de manha, em SP, o balanço das vendas no ecommerce brasileiro no 1o semestre do ano. Apesar das turbulências internacionais, as vendas online no país seguem crescendo de maneira consistente – o faturamento nominal subiu 21% no período, em comparaçao com 2011, chegando a R$ 10,2 bilhoes. O e-bit projeta que o faturamento chegue a R$ 22,5 bilhoes no final do ano, o que significaria uma elevaçao de 20% sobre o ano passado. Ainda segundo a 26a ediçao do estudo ‘Webshoppers’, neste começo de ano, 5,6 milhoes de brasileiros fizeram a sua primeira compra pela internet.

A grande novidade deste estudo é o crescimento surpreendente do segmento de Moda e Acessórios, que já responde por 11% dos pedidos e é o 3o no ranking, perdendo apenas para eletrodomésticos, que segue liderando, e produtos de saúde, beleza e medicamentos. Também merece destaque a maior contribuiçao de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, nas vendas pela internet – em junho, 1,3% das compras virtuais foram feitas em dispositivos como esses.

Já o mercado de compras coletivas parece ter se estabilizado. No 1o semestre as vendas do setor totalizaram R$ 731 milhoes, número apenas 2% superior ao do mesmo período do ano passado. Como esse é o valor nominal, na prática, descontada a inflaçao, o segmento apresentou leve recuo, o que sugere que a moda das compras coletivas pode estar perdendo a força tambem por aqui.

O e-bit fez ainda uma pesquisa online com consumidores virtuais brasileiros sobre a iminente chegada da Amazon ao país. O estudo mostrou que 26% dos entrevistados já fizeram compras no site internacional da Amazon e que a maior expectativa é de que a varejista online americana traga para o nosso mercado maior diversidade de itens e produtos inovadores.

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