#SXSW – Uma visao incrível de futuro, baseada num jeito novo de pensar

Tudo sobre sxsw patrocinio Santander, o banco do Blue Bus

A última palestra que vi hoje, feita pelo Tim Brown (da Ideo) e pelo Joi Ito (do MIT), fechou o dia com chave de ouro. O tema era “o futuro da manufatura” (no sentido amplo, de fazer coisas).

Os dois arrancaram palmas da platéia ao falar sobre a importância de “aprender através de fazer” – e ao mostrar exemplos de tecnologia e interfaces que suportam este princípio e suportam a exploraçao e a criaçao de “diverse thinking”, que na opiniao deles sao componentes fundamentais para a inovaçao.

Falaram sobre ferramentas inteligentes, que tornam a tecnologia invisível e ajudam a criar fluidez ao pensar/construir. Também mostraram novos usos para sensores, embutidos em tecidos, por exemplo – que permitirao ter insights comportamentais nunca antes pensados e vao requerer sabedoria de quem usar para que nao fomentemos comportamentos socialmente destrutivos.

Mostraram como a democratizaçao da informaçao e da tecnologia, somada à cultura do “feito à mao”, está revolucionando o estilo e a escala da manufatura, e trazendo-a de volta a um ponto de equilíbrio – entre o global e o local, entre o artesanal e o em série.

E por último, mas definitivamente nao menos importante, falaram sobre os objetos 4D – em que a 4a dimensao é informaçao, e fizeram um #ficadica pro futuro – chamando todo mundo a estudar bioengenharia, já que todas as novidades de manufatura que mostraram sao “mash-ups” de biologia e tecnologia, e daqui a pouco qualquer um poderá achar a cura de uma doença grave ou criar um bio-armaggedon com uma impressora 3D, algumas linhas de código e meia dúzia de bactérias.

Exemplos nao faltaram – confira em madeinthefuture.co.

Juliana Nascimento é diretora de Grupo de Contas na AlmapBBDO

publicidade

publicidade