‘Tá Todo Mundo Mal’, mas tudo bem | Jout Jout e as crises que todo mundo tem

Há alguns dias visitei a Bienal do Livro de SP e voltei, dentre outros exemplares, com o livro “Tá Todo Mundo Mal“, da youtuber Jout Jout, na minha sacola. Jout Jout é parte do grupo de youtubers-autores que estao fazendo sucesso e ajudando a amenizar a crise do mercado editorial, que em 2015 foi salvo pelos livros de colorir. Ouvi por aí um certo preconceito erudito sobre “nao conseguir ler um livro de um YouTuber“, mas esse nao é o meu caso – em poucas horas encerrei as pouco menos de 200 páginas da ediçao, que tem leitura leve, fácil, com diagramaçao espaçada e cheia de letras bem grandinhas.

O livro leva o mesmo título de um vídeo publicado por Jout Jout em 2014 e passeia pelas mais diversas crises que a autora conseguiu se lembrar – as crises de auto-estima na adolescência, a da dificuldade de atender as expectativas da família, passando pela crise de fazer (ou nao) merchan no seu canal no YT, a crise de ser reconhecida na rua como uma celebridade e até mesmo a crise de fazer o próprio livro. Sendo fiel à personalidade transparente que construiu nos últimos anos, Jout Jout dá a impressao de ser um oásis de “tropeços antes do sucesso“, ainda mais dentro do universo digital, onde a vida parece editada pra mostrar só o que deu certo, apenas os sucessos, somente os louros.

Em “Tá Todo Mundo Mal“, Jout Jout lembra que a vida nao é fácil e que é normal se sentir perdido no meio do caminho, nao saber fazer, nao saber reagir. Tudo isso faz parte do processo e a partir do momento que se sabe que todo mundo – inclusive quem alcançou o sucesso – passa por isso, quem sabe fique mais fácil de seguir em frente. Em tempo: o capítulo “A crise das marcas que nao entendem” é um grande #fikdik para quem quer trabalhar com uma nova geraçao de influenciadores que exige maior controle editorial sobre o que vai divulgar pra sua audiência. Eles nao se vêem como canais, mas como uma família, e levam a sério a responsabilidade de saber exatamente o que estao levando pra mostrar “lá em casa“.

publicidade

publicidade