Terra Digital-4 | Acesso via smartphone pode dobrar no Brasil, prepare-se

Mais uma exclusiva do Terra Digital para o Blue Bus assinada pelo Marcelo Coutinho, veja a serie completa aqui

A recente reduçao de impostos para smartphones vai aumentar ainda mais o número de internautas brasileiros que utilizam plataformas móveis. De acordo com o Terra Digital (*) 45% dos internautas frequentes em nosso país planejavam comprar um smartphone este ano, número mais elevado da regiao ao lado da Colômbia (também 45%). Esse percentual deve subir agora e superar o dos que planejam comprar um Tablet (48%), também o número mais alto entre os 8 países pesquisados (os hispânicos nos EUA estao em 2o lugar, com 41% de intençao de compra).

Se concretizadas, essas compras vao ajudar a tirar o atraso relativo do acesso móvel no Brasil. Apenas 3% dos internautas frequentes no Brasil afirmaram que o smartphone é seu principal meio de acesso, contra 16% no Chile e 14% no México.

Neste aspecto, as notícias de entretenimento (38%), atualidades (34%) e esportes (32%) sao o conteúdo informativo preferido dos internautas que acessam via celulares (mas ficam distante do uso para acessar redes sociais, com 54%).

No uso de aplicativos os brasileiros estao em linha com os demais países, citando como mais populares os de redes sociais (83%), música (82%) e serviços de localizaçao (80%). O comportamento é bastante homogêneo em toda a regiao, e mostra a importância crescente do smartphone como uma ferramenta, muito mais que outra mídia “display”.

Neste aspecto, quando perguntados sobre que tipo de aplicativos pretendem usar mais no futuro, aparecem com destaque telefonia via internet (60%) e compras (49%). Como indicam outros estudos de mercado, a grande oportunidade de negócio para a publicidade no celular nao é como “mídia”, mas sim como serviço (“For mobile, think apps, not ads”, é o título do excelente artigo do professor Sunil Gupta na Harvard Business Review de março).

(*) Pesquisa encomendada pelo Terra para a IPSOS com 6.600 internautas frequentes na América Latina, EUA (hispânicos) e Espanha. Explorando 5 tópicos principais (acesso, decisao de compra, mobilidade, consumo de mídia e opinioes sobre a propaganda online) – é o mais completo levantamento do gênero feito na regiao até agora. Nas próximas semanas os clientes do Terra vao conhecer os resultados em detalhe mas o leitor do Blue Bus tem acesso a algumas infos com antecedência ;-)

publicidade

publicidade