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Terra Digital-2 | Brasil lidera na intençao de compra de TVs conectadas
Mais uma da serie exclusiva para o Blue Bus assinada por Marcelo Coutinho, veja outras materias
Segundo o Terra Digital (*) os televisores conectados também vao contribuir para o aumento do consumo simultâneo de mídia no Brasil. Apenas 15% dos internautas frequentes em nosso país possuam uma TV com conexao Web, mas cerca de 37% pretendem comprar o equipamente este ano, a mais alta intençao de compra na regiao (os internautas colombianos estao em 2o lugar, com 30%). Se concretizadas, essas compras farao com que mais da metade dos internautas frequentes no Brasil tenha uma TV com conexao no início de 2014, permitindo explorar inúmeras oportunidades de uso de aplicativos de TVs conectadas no ano da Copa e das eleiçoes presidenciais – logo o TSE vai regulamentar o uso de aplicativos na campanha, podem escrever ;)
Curiosamente, as maiores dificuldades relatadas pelos brs que possuem o equipamento nao estao na velocidade do acesso (21% dos entrevistados apontaram este problema), mas sim na falta de conteúdo (32%) e principalmente na “interface confusa” (36%, percentual que se repete com pequenas variaçoes em todos os países), sugerindo um terreno fértil para estudos de usabilidade no segmento. Mesmo assim, 49% dos entrevistados que já possuem o equipamento preferem consumir shows, filmes e eventos esportivos através das TVs conectadas, contra 22% que preferem fazer isso nas TVs tradicionais. Com o aumento de capacidade da banda larga (segundo a Telegeography, 3 cabos submarinos com capacidade de 32 Gigabits por segundo ligando o Brasil a outros continentes estarao concluídos até meados do próximo ano), essa preferência deve ficar ainda mais acentuada.
Claro que isto nao derruba o primado da TV tradicional como fonte de diversao e entretenimento (para o consumo de eventos esportivos e shows ao vivo ela deve continuar sendo imbatível por um bom tempo), mas aumenta as possibilidades para a inserçao das marcas em tudo o que circula ao redor da transmissao – especiais, mesas redondas e programas de debates que antecedem ou se seguem à transmissao ao vivo. A soma deste “nichos” fora da grade da programaçao linear pode se constituir em uma enorme “cauda longa” de oportunidades para marcas e produtores de conteúdo fora do circuito dos grandes grupos da mídia tradicional. Terradig
(*) Pesquisa encomendada pelo Terra para a IPSOS com 6.600 internautas frequentes na América Latina, EUA (hispânicos) e Espanha. Explorando 5 tópicos principais (acesso, decisao de compra, mobilidade, consumo de mídia e opinioes sobre a propaganda online) – é o mais completo levantamento do gênero feito na regiao até agora. Nas próximas semanas os clientes do Terra vao conhecer os resultados em detalhe mas o leitor do Blue Bus tem acesso a algumas infos com antecedência ;-)
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