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Terra Digital | Consumo simultâneo de mídia, web+TV, já é habito p/ + de 50% dos brs
Exclusivo
O consumo simultâneo de TV com internet já é um hábito para mais da metade dos internautas brasileiros. Segundo o Terra Digital (*) 64% dos internautas frequentes brs navegam na web enquanto assistem TV, número similar ao dos hispânicos nos EUA e chilenos (ambos com 63%). Perguntados em qual meio prestam mais atençao quando consomem mídia simultâneamente, os internautas brasileiros declararam estar mais atentos ao conteúdo da web (49%) que da televisao (7%), enquanto 44% afirmaram dividir igualmente sua atençao entre os meios, resultado que se repete em praticamente todos os países. Entre os mais jovens, a diferença é ainda mais alta: somente 3% prestam mais atençao na TV.
Mas isso nao quer dizer que o conteúdo televisivo venha perdendo importância. Ele alimenta as interaçoes sociais e comerciais que ocorrem entre os que consomem mídia de forma simultânea. Neste grupo, 38% dos internautas brs comentam nas suas redes sociais sobre o que estao assistindo, bem mais que os hispânicos nos EUA (28%), mas abaixo do verificado no México (43%). E a boa notícia para os anunciantes: 34% dos brs afirmaram buscar na Web mais informaçoes sobre os produtos que apareceram nos comerciais ou nos programas de TV, número mais alto na regiao (empatado com Chile e Colômbia).
Esses dados reforçam a necessidade de uma estratégia integrada de conteúdo e nao mais uma comunicaçao pensada em ‘silos’, com táticas criativas voltadas somente para um meio. O futuro parece pertencer ao que Henry Jenkins, pesquisador do MIT e da Universidade da Califórnia, chama de ‘Spreadable Media’ – conteúdos que ao circularem entre diversos meios, capturam atençao, criam valor e geram sentido para quem os produz e compartilha. É um cenário já factível também no Brasil, em funçao dos avanços de infraestrutura (mobile e banda larga) que os grandes eventos internacionais dos próximos anos vao estimular.
(*) Pesquisa encomendada pelo Terra para a IPSOS com 6.600 internautas frequentes na América Latina, EUA (hispânicos) e Espanha. Explorando 5 tópicos principais (acesso, decisao de compra, mobilidade, consumo de mídia e opinioes sobre a propaganda online) – é o mais completo levantamento do gênero feito na regiao até agora. Nas próximas semanas os clientes do Terra vao conhecer os resultados em detalhe, mas o leitor do Blue Bus tem acesso a algumas infos com antecedência ;-)
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