Tweet |
Thom Yorke retira músicas do Spotify, diz que sistema é injusto c/ artistas iniciantes
Indignado com o baixo retorno dado por serviços de streaming de música, Thom Yorke, líder do Radiohead, removeu seus álbuns solo, como o ‘The Eraser’, e outros projetos paralelos, como as produçoes da banda ‘Atoms for Peace’, de sites como o Spotify e Rdio, alegando que estes sistemas seriam injustos com os artistas emergentes.
– “A indústria da música está sendo tomada pela porta dos fundos. E se nao tentarmos tornar o sistema justo para novos músicos e produtores, a arte vai sofrer”, defendeu o produtor Nigel Godrich em seu perfil no Twitter. No entanto, os álbuns do Radiohead continuam acessíveis pelos mesmos serviços, o que fez com que alguns apontassem o caso como ‘insignificante’, já que Yorke manteve nos streamings seus trabalhos de maior sucesso. O músico respondeu que se trata de um posicionamento a favor dos colegas músicos. Será mesmo? A notícia é do The Verge.
The music industry is being taken over by the back door.. and if we don’t try and make it fair for new music producers and artists…
— nigel godrich (@nigelgod) July 14, 2013
Someone gotta say something. It’s bad for new music..
— nigel godrich (@nigelgod) July 14, 2013
Make no mistake new artists you discover on #Spotify will no get paid. meanwhile shareholders will shortly being rolling in it. Simples.
— Thom Yorke (@thomyorke) July 14, 2013
“your small meaningless rebellion is only hurting your fans … a drop in the bucket really” No we’re standing up for our fellow musicians
— Thom Yorke (@thomyorke) July 14, 2013
Sarah
Ele não pode tirar os álbuns do Radiohead, por que pertencem à antiga gravadora EMI. O In Rainbows não está no Spotify.