Tweet |
TJ-SP diz que caso ‘Falha’ é de “direito marcário”, ignora liberdade de expressao
O Tribunal de Justiça-SP, como era esperado, decidiu que o caso ‘Falha’ é de “direito marcário”, ignora toda a discussao sobre liberdade de expressao e dá vitória à Folha. Perdemos todos!
Arthur V.*
Acredito que o blog pode continuar existindo, mas com um nome que não cause tanta confusão.
Imagina que tem alguém procurando no Google pela “Folha de S. Paulo” e encontre entre os primeiros resultados a Falha.
Quanto os exemplos dados pelo Blue Bus dos blogs-paródia dele próprio, nenhum deles gerava confusão a um leitor desavisado.
Francisco
Ayres Britto deixou claro ao exterminar a lei de imprensa que, em dúvida, fique-se a favor da grande mídia. O veredito no caso Falha só confirma pra que lado pende a balança da lei.
Jackson
Não acredito em “justiça” neste país! Aqui tudo é na base de “dois pesos, duas medidas”. A imparcialidade que dizem existir é fabricada, dissimulada e distorcida à favor dos poderosos! Para as mídias impressas, hoje a internet é um concorrente com potencial imensurável. Mas certamente, em um futuro não muito distante, para a internet, os “jornalecos impressos” serão meros arquivos da história!
Quanto a minha participação neste contexto, acabei de cancelar a minha assinatura da Folha de São Paulo (jornaleco sem credibilidade).
Marcelo
Até então, você era leitor da Folha e estava contente?
dmellenbergs
Era só o que faltava a justiça autorizar alguém a utilizar a marca de uma empresa com o único propósito de atacá-la. E tentar enganar as pessoas chamando de censura o que na verdade é defesa da própria marca mostra bem a índole dessas pessoas. Que fiquem livres para divergir do que a Folha publica sem piratear sua marca. É assim que as coisas funcionam no estado democrático e de direito.
Fernando Soares
A “justiça” Brasileira IGNORA (caixa alta pra quem concorda com essa decisão: I-G-N-O-R-A) o mais primordial direito da constituição: à liberdade de expressão.
E os dinossauros do pseudo-jornalismo da Folha, claro, aplaudem os dinossauros da pseudo-justiça que protege quem lhe é mais importante: a Folha e seus “”jornalistas””.
É uma derrota para todos. Não somente perde quem cria o site contra o tablóide, mas perde também, na mais profunda da análise, até quem defende o folhetim.
Triste…
dmellenbergs
Fernando, o que está sendo ignorado aqui é que ninguém censurou o site. Apenas impediu, sob as leis vigentes, que utilizasse a marca da Folha. Os responsáveis pelo site continuam livres para dizer o que quiserem, quando quiserem. Onde está a restrição à liberdade de expressão? É só mudar o nome do site e continuar escrevendo, ora.
Mauricio Machado
Os votos podem ser vistos aqui: http://internet-legal.jusbrasil.com.br/noticias/100352101/tjsp-mantem-congelamento-do-dominio-do-blog-falha-de-s-paulo Em tempo: segundo Lino, dono da ‘Falha’, cabe recurso em instâncias superiores.