Todos de TPN – pessoas, empresas e cidades – Texto da Tania Savaget

Veja todas do Natal inclui as do ano passado

Acabei de armar minha árvore. Se no passado enlouquecia com as filhas pequenas que tiravam enfeites em vez de botar, quebravam coisas, brigavam e insistiam em fazer da árvore uma alegoria de Carnaval, com enfeites de Fast Foods e brindes, agora sinto uma certa solidao diante do interesse abaixo de zero em relaçao a este ritual. Armei a árvore sozinha. AInda tenho a esperança de que vamos colocar juntos a estrela final e tirar umas fotos pro álbum – virtual – de família. Vi no feed do Facebook, do Instagram e até em grupos do Whatsapp que outras pessoas estao neste mesmo momento. O prédio, o bairro, a cidade, o shopping já estao enfeitados.

O comércio, parece, tem uma expectativa de um Natal menos animado. Famílias ainda endividadas estao segurando as compras e investindo em opçoes mais baratas ou dando foco em listas menores. A estaçao dos “Amigo Oculto, Amigo Secreto, Inimigo Oculto” está, definitivamente, aberta. Do trabalho, dos amigos, dos cariocas exilados em Sao Paulo ou vice-versa, dos vizinhos. Uma febre. Nao tem mais agenda livre em nenhum fim de semana. Durante a semana os restaurantes estao com mesas de 20 a 30 pessoas comemorando e ampliando o barulho. O espírito natalino aumenta também a confecçao de cestas e sacolas para instituições, ONGs, Igrejas.

Nas cidades, além dos prédios que parecem competir por quem compra mais luzinhas e leds, têm as belíssimas decoraçoes de shoppings, lojas, sedes de empresa. O trânsito em SP se transforma. Saem as crianças para as férias, entram os turistas que lotam a 25 de Março e outras ruas de comércio popular. Uma invasao de turistas de todo o Brasil. No Rio, começa a polêmica da Árvore da Lagoa, linda pra uns, sinônimo de engarrafamento para outros. Gosto de assistir aos comerciais, às açoes nas redes sociais, aos anúncios. Fico esperando para ver quem consegue ser original a partir de um tema tao clichê, tradicional e repetitivo. Já viu alguma coisa que te chamou a atençao? Eu ainda estou esperando, no auge da Tensao Pré Natal.

publicidade

publicidade