Tweet |
Trama Virtual chega ao fim e acervo de músicas será tirado do ar
Da mesma forma discreta com que surgiu, a Trama Virtual, 1a comunidade de bandas do Brasil, encerrou as atividades neste domingo, deixando para trás um rastro de sucesso – ajudou a alavancar a carreira de bandas como Vanguart, Teatro Mágico, CSS, Fresno e Móveis Coloniais de Acajú. A Trama Virtuai já nao era atualizada desde o final do ano passado, e agora as 78 mil bandas cadastradas terao seus conteúdos removidos do ar – “O acervo é de propriedade dos artistas – somos apenas seu veículo. O que temos no site sao cópias das másters, publicadas pelos próprios artistas”, diz Joao Marcello Bôscoli, presidente da Trama. Para o produtor musical Carlos Eduardo Miranda, o ideal seria que o acervo pudesse ser incorporado a alguma instituiçao, como o Ministério da Cultura, mas ele acredita que o processo legal para que isso possa ocorrer poderia ser inviável. A matéria completa pode ser lida no Estadao.
marcio
uma pena
mas existem alternativas para salvar os arquivos.
uma delas seria que uma universidade pública ou particular mantivesse o acervo disponivel, com um modelo de revenue share, que seria bom para as bandas e bom para a instituicao, uma vez que a receita gerada pode ser aplicada em prol de alguma area da instituicao como a biblioteca.
pagamentos online sao muito simples de se implementar. A gestao pode sef feita pelos proprios estudantes…melhor ainda se a universidade tiver um curso de artes, midia, tecnologia, que podem inclusive oferecer estagios com validade curricular para a manutencao do ambiente.
outra sugestao seria a cooperativa, formato tao mal explorado em nosso pais, por causa da visao miope e ridicula de que os cooperados sao na verdade concorrentes.