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TV Cultura ignora norma e vende anúncio em programa infantil (Daniel Castro)
Em uma das piores crises já enfrentadas, precisando de R$ 36 milhoes para pagar as contas do ano, a TV Cultura está ignorando uma de suas normas mais valiosas – vem exibindo comerciais em programas infantis. Veiculada agora de manha no Noticias da TV do Daniel Castro, nota recorda que, em 2010, a TV pública paulista baniu toda a propaganda de seus programas para crianças. Atualmente, no entanto, a emissora faz campanha junto a agências de publicidade em busca de anúncios para o programa Sítio do Picapau Amarelo, produçao da Globo (2001-2007) que apresenta desde 30 de setembro e é sua maior audiência.
“A Cultura diz oficialmente que a norma que veta publicidade na programaçao continua valendo” – obseva Daniel Castro – “A emissora considera que sua programaçao infantil termina às 18:30. Depois desse horário, e até as 20:00, rotula seu conteúdo como infanto-juvenil, porque até recentemente exibia nessa faixa a série Doctor Who e o game Quem Sabe Sabe”. Mas alerta “que o Sítio do Picapau Amarelo, no ar das 19:30 às 20:00, é essencialmente um programa infantil”. E sobre o fato de que antes do Sítio, entre 18:30 e 19:30, a Cultura exibe desenhos animados infantis, dentro da faixa Matinê Cultura.
Ontem (30), a Cultura nao respeitou nem esse suposto limite das 18:30. Ao final do Quintal da Cultura, um “programa para crianças em idade pré-escolar”, segundo o site da emissora, foi exibido o comercial de um minibolo com recheio de chocolate, protagonizado por dois meninos. Eram 18:18.
No intervalo do Sítio do Picapau Amarelo, às 19:44, a Cultura transmitiu um anúncio das Casas Bahia. Contrariou outra norma interna, a de que nao aceita, em qualquer horário, “comerciais que exibam mais que 2 apelos simultâneos de vendas ou condiçoes comerciais, como preço, número de parcelas, brindes, descontos, data de primeiro pagamento etc”.
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