Tweet |
TV foi o destino de 70% da compra de espaço publicitário no Brasil em 2015
A Kantar IBOPE Media lança hoje o estudo Retrospectiva & Perspectivas 2015, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicaçao do país. A televisao, sendo TV aberta, paga e merchandising, foi o principal destino de publicidade no último ano. O meio atraiu mais de 2/3 do equivalente à compra de espaços publicitários no Brasil, com participaçao de 70% no volume total. Segundo a Kantar, ao contrário de 2014, quando o comportamento do mercado publicitário apresentou oscilaçoes ocasionadas pela Copa do Mundo e pelas eleiçoes, no ano passado foi possível observar estabilidade e uma curva ascendente no 2º semestre. Esse movimento é perceptível também no volume de inserçoes, que chegou a 21,8 milhoes de veiculaçoes em 2015, mesmo patamar do ano anterior. Considerando todo o volume publicitário em televisao, a compra de espaço na TV aberta atraiu 76% do total. A TV paga absorveu 16% e os formatos exibidos dentro dos programas (merchandising), 8%.
O estudo revela também que a compra de publicidade em display representou o equivalente a R$ 8,7 bilhoes no último ano. As homepages receberam 28% do volume comprado e as plataformas de comunicaçao, como os e-mails, ficaram com 25%. Já no formato Search, em relaçao aos investimentos destinados aos sites de busca Bing, Google e Yahoo!, a verba destinada para os links patrocinados e sites de busca somaram, no último ano, R$ 1,6 bilhao. Enquanto isso, a compra de espaço publicitário em Out Of Home (OOH) representou o equivalente a R$ 1,5 bilhao, divididos entre mobiliário urbano (91%) e outdoor (9%). Do total, 72% está concentrado em mercados da regiao sudeste, seguidos pelas regioes sul (10%), nordeste (10%), centro-oeste (6%) e norte (2%). Para saber mais sobre o panorama do mercado publicitário brasileiro em 2015 e as tendências para este ano, acesse o estudo Retrospectivas e Perspectivas na íntegra aqui.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário