Tweet |
TV paga sobe bem na Copa – comparando 2010 com 2014 – veja aqui
O número de telespectadores ligados nas TVs abertas caiu – quando se compara a Copa de 2010 com a atual: a proporçao em 2010 era de 7,5 telespectadores das TVs abertas para cada 1 das TVs por assinatura; hoje sao somente 6,8 vendo na TV aberta (Globo e Band) contra 1 da TV paga.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), nos últimos 4 anos, cerca de 30 milhoes de brasileiros passaram a ter acesso a canais pagos.
Pegando só a Globo – No jogo de abertura da Copa de 2006, na Alemanha, a audiência da Globo foi de 65,7 pontos. No primeiro jogo da Copa de 2010, na África do Sul, caiu para 45,2 pontos. Já na estreia do Brasil na Copa deste ano, a audiência da Globo ficou em 37,5 pontos, de acordo com a coluna Outro Canal, da Folha, que usou dados do Ibope.
ramiro
Um dos efeitos da multi-polaridade é a aversão a sistemas hierarquizados. Não significa que um modelo é necessariamente melhor que o outro. Significa que a mudança virá. (mesmo com toda a inércia que o sistema antigo impõe ao modelo).
abs
ramiro
Em resumo (o texto anterior ficou entrópico):
1) A dispersão da audiência é inevitável;
2) O processo é mais lento no Brasil devido:
1.a) Análises “preguiçosas” de anunciantes na efetividade das mídias utilizadas;
1.b) Anacromismo do sistema de remuneração que privilegia a concentração de verbas em poucos veículos (sistema B.V.);
1.c) Eficiência da Globo (é preciso reconhecer) em se adaptar a novos conteúdos;
1.d) baixa qualificação (nível educacional) da audiência, que evita conteúdos complexos ou educacionais.
abs
@ramirofoncalez