TV perde quase R$ 200 milhoes/ano sem comerciais de cerveja das 06:00 as 21:00

A Keila Jimenez hoje na Folha para assinantes –

O mercado publicitário foi surpreendido na semana passada por uma decisao da Justiça Federal, que restringiu a veiculaçao de publicidade de toda bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, o que inclui cervejas e vinhos, entre 06:00 e 21:00, em emissoras de rádio e TV. A decisao, que veio da 1ª Vara Federal de Florianópolis, tem efeito nacional e ainda cabe recurso.

No entanto, já pesa sobre os cofres comerciais das emissoras a possibilidade de perder uma boa fonte de faturamento publicitário. Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserçoes comerciais na TV, os anúncios de cerveja exibidos só em Sao Paulo, das 06:00 às 21:00, renderam em 2012 cerca de R$ 191 milhoes às principais emissoras de TV aberta do país – Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!. A conta toma como base o preço de tabela (sem descontos) de cada 30 segundos nos intervalos dessas redes.

Só em novembro, esses canais exibiram em Sao Paulo, no horario, 461 inserçoes publicitárias da indústria cervejeira. De 1º de janeiro a 6 de dezembro, na mesma faixa horária, as emissoras levaram ao ar 4.206 comerciais de cerveja, uma das maiores patrocinadoras das transmissoes esportivas na televisao.

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