Tweet |
TV perde quase R$ 200 milhoes/ano sem comerciais de cerveja das 06:00 as 21:00
A Keila Jimenez hoje na Folha para assinantes –
O mercado publicitário foi surpreendido na semana passada por uma decisao da Justiça Federal, que restringiu a veiculaçao de publicidade de toda bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, o que inclui cervejas e vinhos, entre 06:00 e 21:00, em emissoras de rádio e TV. A decisao, que veio da 1ª Vara Federal de Florianópolis, tem efeito nacional e ainda cabe recurso.
No entanto, já pesa sobre os cofres comerciais das emissoras a possibilidade de perder uma boa fonte de faturamento publicitário. Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserçoes comerciais na TV, os anúncios de cerveja exibidos só em Sao Paulo, das 06:00 às 21:00, renderam em 2012 cerca de R$ 191 milhoes às principais emissoras de TV aberta do país – Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!. A conta toma como base o preço de tabela (sem descontos) de cada 30 segundos nos intervalos dessas redes.
Só em novembro, esses canais exibiram em Sao Paulo, no horario, 461 inserçoes publicitárias da indústria cervejeira. De 1º de janeiro a 6 de dezembro, na mesma faixa horária, as emissoras levaram ao ar 4.206 comerciais de cerveja, uma das maiores patrocinadoras das transmissoes esportivas na televisao.
Vitor
Mas não vale nem mencionar que essa proibição já é prevista pelo CONAR tem uns anos?
Marcelo Santos
Propaganda de bebida alcoólica em horário que criança está assistindo a TV? (sarcasmo modo ligado).
Na boa, assim como anúncio de cigarro, a bebida alcoólica também é uma droga que se consumida demais pode fazer mal. Até demorou demais para que fosse posta em vigor a lei.
Outra! E por que os comerciais durante a tarde exibiam mulheres de corpo seminu? Qualquer outra propaganda nestes horários era proibida e por que de cerveja não eram?
Leo
Sem contar que:
o alcoolismo compromete 15% do PIB
o alcoolismo contribui para o aumento da violência doméstica
o alcoolismo contribui para o aumento dos acidentes de trânsito
enquanto isso você nunca ouviu falar de um cara que fumou Marlboro e espancou mulher e filhos, nem de um cara que bateu o carro e matou uma família inteira pq havia fumado Derby sem filtro. Nem viu o cara faltar ao trabalho pq ficou fumando no bar.
luciano
200 milhões não faz nem cócegas no budget das tvs… pode cortar…
aliás, falando em sedução de menores, alguém lembra de uma ação da Pepsi nos EUA distribuindo mamadeiras com o logo???
dmellenbergs
A turma do BTL já deve estar comemorando … vai sobrar muita grana para ela.