Twitter nao consegue medir opiniao pública, em especial s/ política, diz pesquisa

Apesar dos tuítes e hashtags terem sido usados para demonstrar o que pensa a opiniao pública, a Pew Research acredita que isso é um erro, já que as métricas do Twitter sao bem diferentes das conseguidas através de tradicionais pesquisa de opiniao, em especial quando o assunto é política. A Pew destaca motivos como a demografia (com alta concentraçao de jovens), a amostragem (que inclui também quem nao pode efetivamente influenciar no debate político, como estrangeiros e menores de 18 anos, que nao sao eleitores), e o agrupamento (já que nem todos os tuiteiros se envolvem em todos os eventos políticos), como potenciais pontos de falha do Twitter em ser um espelho do que pensa a audiência.

No entanto, a negaçao da Pew de que o Twitter pode ser uma ferramenta de mediçao de opiniao pública parece um tanto protecionista e pode conter um conflito de interesse – afinal, a própria Pew nao gostaria de ver seu setor de pesquisa de opiniao ameaçado pelo site de microblogging, com suas métricas de tuítes e hashtags. O Twitter ainda nao comentou oficialmente o estudo. Com informaçoes do Mashable.

publicidade

publicidade