Twitter, Televisao e Disrupçao | convergência em ritmo acelerado | Marcelo Coutinho

A convergência entre Internet, Televisao e Mídia Social segue em ritmo acelerado. Com a confirmaçao agora da compra da BlueFin Labs, empresa considerada como precursora no exame do DNA dos programas de televisao, o Twitter vai se posicionando como uma empresa de soluçoes publicitárias e pesquisa, evitando um embate direto com outros players interessados no desenvolvimento de conteúdo ou transmissao (Google, Amazon). Os problemas com o lançamento do Vine sao um percalço natural no caminho destas inovaçoes, que já foram abraçadas por alguns anunciantes e veículos (GE, GAP, Cisco, CBS).

Ao combinar mídia social com indicadores de audiência, em tempo real e com um processo de coleta bem mais barato que os painéis tradicionais, o meio digital vai acelerar o ciclo de criaçao, produçao e venda de conteúdo “televisual”. Como observa Henry Jenkins no recém-lançado Spreadble Media (USD 15 no Kindle), um sistema midiático é bem mais que as tecnologias que o suportam. Sao as mudanças culturais e sociais que determinam o sucesso ou nao dos conteúdos.

A possibilidade de capturar e antecipar estas mudanças através de ferramentas digitais vai transformar o negócio da Televisao (e by the way o da Educaçao, mas este é tema para outro artigo) tanto quanto transformou o da música na última década.

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