Um dos mais tradicionais sites de publicidade faz campanha para se manter no ar

Fundado em 1996 – apenas 1 ano depois do Blue Bus –, o Adland é um dos mais tradicionais e influentes sites da indústria publicitária. Surgiu com o nome ‘Badland’, na época colecionando anúncios plagiados, e hoje afirma possuir o mais extenso arquivo de comerciais do mundo. Só de comerciais do Super Bowl, tem mais de 40 anos de arquivos. A história do site é muito interessante. Um episódio em especial vale ser mencionado – em 2011, o site foi banido do Google AdSense por exibir um anúncio de lingerie da Sloggi num post sobre o sexismo na publicidade. A imagem foi considerada inapropriada pelo Google. Depois de ser reintegrado ao programa, foi banido mais uma vez, reintegrado novamente e, em 2012, banido definitivamente. Desde entao, o Adland nao exibe banners publicitários, e sobrevive apenas com doaçoes. Se manter um site com publicidade já é difícil, imagine sem. Hoje, o Adland avisou pelo Twitter que está desligando seus servidores e só os religará quando sua meta de financiamento for atingida. O tuite inclui um link para uma página no GoFundMe, plataforma de financiamento coletivo, onde a fundadora do site, Åsk Wäppling, explica que os custos para manter o site sao muito altos – “Ao longo dos últimos 20 anos, nós criamos ótimo conteúdo, divulgamos notícias sobre publicidade e mantivemos um arquivo de trabalho criativo fantástico, além de 44 anos de comerciais do Super Bowl. Nós nao exibimos anúncios, sobrevivemos apenas com doaçoes. Infelizmente, as doaçoes nao estao cobrindo os custos para manter esse arquivo. Precisamos de ajuda, e até que esta meta seja atingida, nao poderemos manter os servidores ligados.” A meta do Adland é modesta – USD 5 mil –, e se você quiser ajudar, pode doar aqui.

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