Tweet |
Uma mulher na capa do Publico deste domingo – negra e br – pra comemorar?
A maioria das mulheres brasileiras que vive em Portugal – de todas as cores, profissoes e modos de vida – deviam estar, como eu, vibrando neste domingo – Pela primeira vez, um jornal português – no caso o Público – estampa na sua primeira página a foto de uma brasileira, negra e desconhecida, sem aqueles ‘atributos’ que durante tanto tempo fizeram – e infelizmente ainda fazem… – parte da nossa imagem de marca no exterior. Em close, de cara para o mundo, continuamos nessa nossa caminhada.
Ela nao está identificada mas a materia faz parte da série de artigos que o Público está fazendo, a proposito da Copa, sobre o Brasil – o deste domingo tem na capa, uma pergunta – Quem quer ser negro do Brasil? A desconstruçao do mito da democracia racial. Na matéria, depoimentos e consideraçoes dos jornalistas portugueses sobre o tema. A meu ver, nada de novo para nós, brasileiros. Mas muito novo para a maioria dos leitores portugueses em um país onde os muitos negros – oriundos das ex-colônias africanas e nao só – se nao sao ‘artistas’, continuam invisíveis aos olhos da maioria. Uma negra, mulher e brasileira aparecer assim na primeira página… é de saudar ;)
Viviane Anibal
Sem dúvida alguma uma grande vitória. Digo isso considerando que, no 1 ano que morei em Portugal, eu era diariamente desrespeitada e assediada. Isso acontecia nas ruas, na universidade (do Porto), no tranporte público, enfim… Portugueses ñ respeitam mulheres brasileiras, principalmente as negras e precisam de informação.