Nova geraçao de ‘criativos híbridos’ está a caminho – as agências estao preparadas?

Matéria dessa semana na Adweek fala de uma nova geraçao de publicitários que nao se encaixa no perfil de ‘redator’ ou ‘diretor de arte’. Sao estudantes que nao se identificam com as restriçoes impostas por um cargo determinado, e têm o desejo e as habilidades para atuar em múltiplas áreas. Nao que isso seja uma completa novidade, mas segundo Edward Boches, professor de publicidade na Universidade de Boston, é uma tendência que vem ganhando espaço. A Havas, por exemplo, planeja lançar uma iniciativa chamada N8tive, pequena incubadora de recém graduados que estarao livres das hierarquias, obstáculos e descriçoes de funçoes que muitas agências impoem aos novos profissionais da área. A ideia é que se reportem aos criadores dessa iniciativa e tenham acesso aos melhores briefs e bandeira branca para usar suas habilidades na busca de soluçoes. “Os jovens saem da universidade hoje com um espírito criativo inflamado e um desejo de criar o tempo todo. Eles sao híbridos. Defini-los seria como colocá-los em camisas de força”, diz Paul Vinod, diretor de criaçao da Havas. Para Edward, isso representa um desafio para a indústria publicitária se ela de fato quer atrair os melhores talentos criativos do mercado, que hoje recebem propostas de empresas como Google, Facebook e novas startups. Abraçar e encorajar esse novo criativo que nao se identifica com rótulos já é um bom começo. E ao invés de benefícios como ‘lavanderia grátis’, reduzir as jornadas de trabalho e aumentar o salário inicial também ajuda. ;-) Leia a matéria na íntegra aqui.

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