Venda de músicas no iTunes cai pela 1a vez desde a criaçao da loja, há 10 anos

Pela primeira vez desde a sua criaçao, uma década atrás, a iTunes Store registra queda na venda de músicas digitais. Segundo a Nielsen SoundScan, em 2013 a venda de faixas digitais caiu 5,7%, enquanto a comercializaçao de álbuns sofreu baixa de 0,1%. Executivos entrevistados pela Billboard acreditam que a queda, que nem foi tao vertiginosa assim, teria ocorrido devido ao sucesso de serviços de streaming de música, como o Spotify e Pandora. Apesar da venda de CDs de música continuar despencando (em 2013, a baixa foi de 14,5%), curiosamente essa mídia ainda representa grande parte das vendas totais de álbuns nos EUA – CDs respondem por 57,2%, enquanto álbuns digitais sao responsáveis por 40,6% do total. Vinis, que voltaram à moda, equivalem a 2% das vendas, enquanto fitas K7 (!) e DVDs equivalem a 0,2% do total. Dica do The Verge.

publicidade

publicidade