Violência do Estado – a versao com o garoto desmaiado, a nota da PM

Violencia nao

Nao é a primeira vez que o aparato do policiamento em Sao Paulo produz noticias sobre truculência e espancamento que inicialmente referem mortes e logo se transformam em desmaios. A noticia no YouTube esta noite, veiculada pelo usuario Testemunha do Caos foi contestada mais adiante ao menos por 1 veiculo, o ABCD Maior. Diz – “Video mostra jovem sendo agredido por seguranças na Estaçao de Santo André”. Informa que “1 jovem apanha de cassetetes até desmaiar”.

Anota – “Um jovem foi agredido por seguranças e policiais militares na estaçao de trens Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no último domingo (27/04). A companhia informou que o jovem foi encaminhado para o Pronto Socorro de Santo André e liberado no mesmo dia”. Registra que “De acordo com a Polícia Militar, o batalhao responsável pela apuraçao é o 41º de Santo André”. Porém, “nenhum oficial quis comentar o caso”.

O usuario que postou o video no YouTube narrava –

Rapaz morto na porrada por nao ter pago metrô SP”. E relatava – “A informaçao é de que tenha ocorrido na estaçao de Santo André. Ele teria pulado a catraca e, por nao ter pago a tarifa dos R$ 3,00, seguranças o espancaram até a morte”. 

O ABCD Maior reproduz nota da PM de Santo André –

No último domingo (27/04), por volta das 18h25, um usuário, que integrava um grupo de cerca de 10 jovens, entrou na área paga da estaçao Prefeito Celso Daniel-Santo André sem efetuar o devido pagamento da tarifa. Ao ser orientado pelos vigilantes para retornar e pagar normalmente a passagem no bloqueio, teve início um conflito com agressao física entre o grupo e os vigilantes” – “Agentes de Segurança que faziam ronda no local deram apoio para conter o conflito, que só terminou com a chegada da PM, acionada pela equipe da Estaçao. Parte do grupo abandonou o local e 5 foram detidos pela PM e levados ao 1º Distrito Policial de Santo André, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Um dos jovens envolvidos na ocorrência foi levado ao Pronto Socorro de Santo André e dispensado logo após o atendimento médico”.

“A CPTM está colaborando com as investigaçoes. Imagens gravadas pelo sistema de monitoramento da estaçao serao encaminhadas as autoridades competentes para auxiliar na elucidaçao dos fatos. A Companhia também está apurando os fatos dessa ocorrência e todos os agentes presentes serao ouvidos. Caso seja verificado o nao cumprimento dos procedimentos internos serao tomadas medidas administrativas cabíveis”.

publicidade

publicidade