Tweet |
Você pagaria USD 11 por ano para se livrar dos anúncios no Facebook?
“É gratuito e sempre será”, avisa o Facebook em sua homepage. Mas e se houvesse uma versao premium da rede social, livre de publicidade, você pagaria? Entre os números divulgados a respeito do 1º trimestre de 2013, o Facebook revelou que ganha, em média, USD 11,08 – cerca de R$ 22,00 – por usuário norte-americano por ano. De um lado está a rede social buscando mais anunciantes e, com isso, mais receita. De outro, usuários incomodados com os anúncios e preocupados com o uso que pode estar sendo feito de seus dados pessoais. A criaçao de um modelo pago seria, entao, uma alternativa viável para a rede social?
A ideia nao é tao absurda quanto pode parecer, diz o Co.Design, lembrando que um porta-voz do Facebook informou que o site pretende adicionar controles que permitirao aos usuários esconder anúncios nos dispositivos móveis. Além do mais, USD 11 parece um valor razoável – é mais ou menos isso que o Spotify, por exemplo, cobra pelo seu modelo premium. E mesmo adotando essa estratégia, o Facebook nao quebraria a sua promessa de gratuidade, afinal, a versao gratuita continuaria disponível. E você? – pagaria R$ 22,00 por ano por um Facebook sem anúncios?
Julio Winck
O problema é que a Google acostumou muito mal a todos com a sua gratuidade onipresente nas buscas. É como a criança que quer ganhar doce mas não quer comer o almoço antes.
Julio Winck
A plebe rude precisa entender que não existe almoço “di grátis” no capitalismo, alguém sempre paga a conta, e a conta para manter esse gigante chamado Facebook é estratosférica. É claro que, a bem da verdade, não são os anunciantes que pagam a conta, mas os usuários “anestesiados” das redes que passam horas entregando sem nenhuma cerimônia informações valiosas para receber um grande volume de anúncios e, finalmente, abrir a carteira e fazer a felicidade dos acionistas e anunciantes do “Fêice”. Aliás, “bem fêice” para quem acredita em Papai Noel e Fada Madrinha.