A volta de Cristina | “Isso aqui está virando uma Venezuela” :) Daniel Oiticica

Deu no Argentinaetc

Nao, ela nao voltou mística, como a capa da Revista Notícias desta semana sugeria. Cristina Kirchner reapareceu ontem publicamente, depois de 45 dias afastada por licença médica, disposta a surpreender – e inovar.

Em um vídeo caseiro – e incrivelmente informal – de quase 7 minutos, filmado pela filha Florencia, estudante de Cinema, e publicado em sua conta de Twitter – a presidenta argentina foi muito mais além de simplesmente agradecer o apoio recebido durante sua recuperaçao.

Pela primeira vez desde a morte de Kirchner em 2010, o traje exclusivamente negro foi deixado de lado. Vestida com uma sóbria camisa branca por baixo de um casaco preto, Cristina mostrou os presentes preferidos que recebeu, como um pinguim de pelúcia de um militante estudantil e rosas vermelhas da líder do movimento Madres de Plaza de Mayo.

A parte mais divertida (e simbólica) do vídeo é quando Cristina se lembra de apresentar o seu novo xodó e levanta do sofá para buscá-lo, lamentando fora de câmera o esquecimento. Trata-se do cachorro Simon – em homenagem a Simon Bolivar, libertador de um enorme pedaço da América do século XIX – presente do irmao do ex-presidente venezuelano Hugo Chavez. Simon pertence a raça símbolo da Venezuela, chamada Mucuchíes, em homenagem à cidade de mesmo nome, na regiao andina do país. Descontraída na frente da filha, Cristina chega a repreender Simon quando o cachorro começa a morder seu cabelo: “nao, com meu cabelo nao que rompemos relaçoes com a Venezuela.”

Cristina é uma mulher corajosa. Nao teme reafirmar publicamente convicçoes, que sabe tem sido a munição preferida contra seu modelo de governo. “Isso aqui está virando uma Venezuela” é um clássico dos argumentos críticos mais comuns de setores opositores e da grande mídia. Cristina nao está nem aí para o que vao dizer. Representado por Simon, o “inimigo” venezuelano habita agora oficialmente os jardins da residência de Olivos.

Simbólico também foi nomear no mesmo dia como novo ministro de Economia o jovem Axel Kicillof, um competente economista de 42 anos, número 2 da pasta, rotulado pela grande mídia argentina como um “economista de linha dura” e representante da mais temida “esquerda ortodoxa marxista”.

Quer ver o vídeo de Cristina? Aperta play lá em cima ;)

publicidade

publicidade